A extensão do cabo submarino internacional Tannat, do Google, agora conecta a Argentina com o Brasil. Ativado em junho de 2019, o cabo já ligava o Brasil ao Uruguai. Agora, foi finalizada a extensão que sai do Uruguai e vai até a Argentina.

O projeto de infraestrutura ajudará a melhorar a conectividade para usuários e clientes do Google Cloud, aumentando o desempenho da nuvem pública. A implementação é uma parceria da gigante da tecnologia com a empresa de telecomunicações uruguaia Antel.

Além do Cabo Tannat, o Google tem outras três infraestruturas deste tipo na região, o Cabo Curie (conexão entre Chile – EUA), Cabo Monet (Brasil – EUA) e Cabo Junior (Conecta as cidades brasileiras de Praia Grande e Rio de Janeiro). Além é claro, de diversas outras estruturas ao redor do mundo.

 

“A rede e a infraestrutura do Google nos permitem processar grandes quantidades de informações, em tempo real, para hospedar alguns dos serviços mais exigentes do mundo e ser capazes de entregar conteúdo com os mais altos níveis de disponibilidade e eficiência”. Cristian Ramos, Gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura do Google.

 

CABOS SUBMARINOS LATAM DO GOOGLE 

A capacidade do Tannat não será dividida conforme divulgação do Google. O cabo será exclusivo para servir de infraestrutura e melhorar a conectividade no serviço de nuvem Google Cloud conforme já mencionado acima. Com esta mesma finalidade, a empresa possui outros cabos submarinos passando pela América Latina:

  • o Curie, inaugurado em 2019, que conecta o Chile à costa oeste dos EUA, e que ganhará uma ramificação até o Panamá;
  • o Monet, de 2018, que foi o primeiro cabo submarino do Google no Brasil — ele liga Boca Ratón, na Flórida (EUA), às cidades de Fortaleza (CE) e Santos (SP);
  • e o Junior, também de 2018, que vai do Rio de Janeiro até Santos.

 

CABOS SUBMARINOS AO REDOR DO MUNDO

Estima-se que, no mundo inteiro, existam 447 sistemas de cabo submarino ativos ou em construção, segundo a TeleGeography. Você pode conferir um mapa global interativo neste link; e ver na imagem abaixo as redes de fibra óptica que conectam o Brasil ao mundo.

 


MATÉRIAS RELACIONADAS EM NOSSO BLOG

Cabo Submarino Curie | Sistema do Google cria nova rota entre EUA e América do Sul

GRANDE DIA PARA AS TELECOMUNICAÇÕES – COMEÇA A SER IMPLANTADO SISTEMA DE CABOS QUE LIGA URUGUAI, BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Cabo Monet do Google entra em operação conectando Brasil aos Estados Unidos com alta capacidade