Está acontecendo nesta sexta-feira, 18/08, o ato que dá inicio à construção do Cabo Submarino Tannat, na cidade de Punta Del Este em Maldonado no Uruguay.

O Cabo Tannat faz parte de um sistema de transmissão de dados que liga o Brasil ao Uruguai, através de uma parceria entre a Antel e o Google. O projeto já vem sendo tratado desde 2014 pelas empresas e começa a ser implantado hoje.

O Tannat irá contar com 6 pares de fibra óptica e uma capacidade de 90 Tbps ao longo de seus 2 mil km de extensão. A parceria entre as empresas acontece com um investimento de U$ 73,8 milhões.

Além do Tannat, existe outro sistema de cabos submarinos com sociedade da Antel e Google, desta vez junto à Angola Cabos e a Algar, o Cabo Monet, este cabo conecta a cidade de Boca Ratón na Flórida (nos Estados Unidos) com Fortaleza e Santos no Brasil.

O Monet também conta com 6 pares de Fibra Óptica, mas tem capacidade de 60 Tbps, sua extensão é de 10.500 km. Juntos os sistemas possuem mais de 12 mil Km e irão trazer mais independência à conexão de dados para o sul de todo o continente americano.

“Este é um dia histórico”, disse Ricardo Guthiel Gonçalves, consultor da Ita Infraestrutura de Telecomunicações, que está prestando serviço para a Antel no Brasil.

Ricardo está participando da cerimonia e nos encaminhou maiores informações diretamente de Punta Del Este.

fotoRicardoGonçalves-ItaTelecomunicações5

 

QUAL A ROTA DO SISTEMA?

Ao todo o sistema entre o Monet e o Cabo Tannat percorrerá 12 mil Km em 6 pares de Fibra. O caminho que os cabos farão inicia na Praia brava de Punta Del Este em Maldonado no Uruguai, seguindo para Praia Grande em São Paulo (Tannat), dali a próxima parada será em Fortaleza e será finalizado em Boca Raton na Flórida, nos Estados Unidos (Monet).

 

O MERCADO BRASILEIRO

Mais um grande player está entrando com capacidade internacional para o Brasil, mais precisamente em São Paulo inicialmente. A Antel Telecomunicações Brasil Ltda, já é uma empresa autorizada pela Anatel, com licença SCM para operar em solo nacional, vendendo seus serviços.

“Este é um marco importante para as telecomunicações na américa do sul. Pois além de ampliar significativamente a capacidade de transmissão Intercontinental da América Latina também propicia que se crie uma nova rota de conectividade entre o Sul do Brasil e São Paulo. As rotas existentes hoje são terrestres e já tivemos ocorrências recentes que isolaram as comunicações na região sul do Brasil. A expectativa é de um incremento na resiliência das conexões de Internet na região pois ISPs e operadoras poderão comprar tráfego por essa nova rota.” Disse o Engenheiro de Telecomunicações e Diretor da MHemann, Maurício Dambros.

Não será só São Paulo que contará com ofertas de alta capacidade da Antel. Na fronteira entre Brasil e Uruguai já existe um projeto de fazer travessias de fibra para prestar serviços nas cidades vizinhas com o Rio Grande do Sul.

A primeira cidade conectada deve ser Jaquarão, provavelmente até o final de 2017 ainda. Depois o projeto se estende para as demais cidades da fronteira.