CURIE – CABO SUBMARINO DO GOOGLE É CONCLUÍDO

Curie: Cabo submarino do Google em parceria com a SubCom foi concluído na última semana e conecta EUA e a América do Sul. De ponta a ponta, em seus 10 mil km, o novo cabo liga Santiago no Chile à costa oeste dos Estado Unidos. A instalação será dedicada exclusivamente aos serviços Google, que incluem a repartição de computação em nuvem.

Em nota, o Google ainda não divulgou a capacidade da nova infraestrutura. Este é o 13º cabo que a empresa financia pelo mundo. O Curie recebeu este nome em homenagem à cientista Marie Curie.

A empresa já investiu cerca de 47 Bilhões de dólares no mundo todo nestes últimos 4 anos. O montante foi investido com estruturas de Data Centers e Cabos Submarinos em projetos como este.

Acompanhe abaixo algumas das rotas de cabos submarinos existentes no Brasil.

 

NO BRASIL

São 3 sistemas do Google que estão no Brasil. O Monet, que possui cerca de 10,556 km de extensão, com uma capacidade de 64Tb/s. O cabo submarino que conecta Boca Raton, na Flórida, à Fortaleza e depois Praia Grande, no Brasil, e que já está em operação.

O Tannat, sistema liga o Brasil ao Uruguai, saindo de Santos – SP a Maldonado – UY, com 2 mil km e capacidade de 90 Tb/s. A MHemann realizou cobertura no dia de inauguração deste sistema, relembre uma passagem com a palavra do nosso Eng. e Diretor, Maurício Dambros.

 

“Este é um marco importante para as telecomunicações na américa do sul. Pois além de ampliar significativamente a capacidade de transmissão Intercontinental da América Latina também propicia que se crie uma nova rota de conectividade entre o Sul do Brasil e São Paulo. As rotas existentes hoje são terrestres e já tivemos ocorrências recentes que isolaram as comunicações na região sul do Brasil. A expectativa é de um incremento na resiliência das conexões de Internet na região pois ISPs e operadoras poderão comprar tráfego por essa nova rota.” Disse o Engenheiro de Telecomunicações e Diretor da MHemann, Maurício Dambros.

 

Outro sistema do Google, é o Cabo Júnior, com capacidade de 13 Tb/s, e vai do Rio de Janeiro até a Praia Grande.

Além destes, o Brasil vem recebendo investimentos de outras empresas, como O Facebook e a Globenet, a Seaborn, Angola Cables, Antel, Algar.

 

MALBEC

Um dos anunciados mais recentes e que ainda está em desenvolvimento, é o sistema Malbec, do Facebook em parceria com a Globenet, conectando o Brasil com a Argentina. O cabo anunciado em Setembro de 2018 terá 2,5 mil km, ligando o Rio de Janeiro e São Paulo até Buenos Aires.

 

ARBR

Este sistema ARBR irá conectar Argentina, Brasil e EUA. Será uma extensão do Cabo Seabras-1, já em operação desde o ano passado.

ELLALINK

Cabo com 9.200 km de extensão e quatro pares de fibra. Capacidade total de 72 Tb/s e vida útil de 25 anos.

SAIL (Brasil – Camarões)

O SAIL (South Atlantic Inter Link)  é uma estrutura, de 6 mil Km de extensão, liga Fortaleza (Brasil) a Kribi (Camarões).

A implementação foi realizada pela Huawei Marine Networks para as operadoras China Unicom e Camtel (de Camarões). A vida útil do cabo, conforme as empresas, será de 25 anos. O equipamento terá quatro pares de fibra, 32 Tbps de capacidade e transmissão 100 G.

A empresa acredita que o cabo facilitará a conectividade entre os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e atenderá ao rápido crescimento de demanda por dados dos países emergentes.

Acompanhe as rotas brasileiras no mapa interativo da TeleGeography

 

Acesse os links abaixo e acompanhe outros sistemas em nosso Blog.

 

Fontes: Tecnoblog | Teletime | MHemann


futureisp

Future ISP Olinda


Abrint são paulo

Abrint 2019


https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/10/cabo-submarino-sacs/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/09/sistema-malbec-cabo-submarino-globenet-e-facebook/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/06/cabo-monet/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/01/cabo-arbr-2/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/sacs-cabo-submarino-ligando-brasil-e-angola-comeca-ser-implantado/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/07/cabo-submarino-seabras-1-que-liga-brasil-aos-estados-unidos-sera-lancado-em-setembro/