Em 2024 o Dia Internacional da Internet Segura está sendo celebrado por muitas entidades em diversas atividades nos dias 6 e 7 de fevereiro. A data foi pensada em 2004, pela União Européia, e tem o objetivo de sensibilizar toda a sociedade que utiliza a web para criar um ambiente virtual mais consciente, responsável e seguro. 

 

Neste ano, entidades trazem debates e reflexões sobre desafios que precisam ser enfrentados pela sociedade com o mundo digital. Nos canais do governo, destacam-se temas como a segurança de dados, prevenção de fraudes, combate à desinformação, proteção à infância em tempos de IA, entre outros. E para você ficar por dentro destes debates e quem sabe levar esse assunto para os clientes do seu ISP, separamos 2 eventos que aconteceram no dia de hoje e uma listagem dos 5 vilões da proteção digital elencados pela Forbes.

 

EVENTO ANATEL| Dia da Internet Segura 2024

 

Na manhã de hoje, a Anatel realizou um evento online, sobre a prevenção às crescentes fraudes digitais, segurança da conta gov.br e ações de conscientização.

 

O evento abordou temas relacionados à segurança digital, que se relacionam com o cotidiano de toda população brasileira, inclusive na utilização dos serviços públicos disponíveis no gov.br. 

 

Devido ao percebido aumento do número de fraudes e golpes no ambiente digital, diversos agentes, públicos e privados, têm se mobilizado para enfrentar o problema.

 

O evento foi transmitido no canal da Anatel no Youtube, com organização conjunta de Anatel, GSI/PR e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 

 

Para visualizar, acesse o link abaixo:

Dia da Internet Segura 2024

 

EVENTO NIC.BR  | Dia da Internet Segura 2024

 

Já o evento organizado pelo NIC.br, acontece nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8 de fevereiro, também na plataforma do Youtube, no canal do NIC.br. O tema em debate é a proteção à infância em tempos de IA, enfrentamento à violência sexual online e uso excessivo de telas por crianças e adolescentes.

Acesse no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=2bx81yJvmrk&list=PLQq8-9yVHyOZctF772SV-0Rz_8bym4W0g

 

ATENÇÃO À FRAUDES | SEGURANÇA DIGITAL

Como as táticas utilizadas pelos fraudadores mudam com frequência, é muito importante que o consumidor esteja bem informado e alerta para não cair em uma armadilha.  

 

Para mais informações sobre segurança digital acesse o Portal Internet Segura do Nic.br: https://www.internetsegura.br/   e também a página da iniciativa #FiqueEsperto – https://fe.seg.br/. Para dicas sobre prevenção às fraudes digitais, acesse https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes.

 

FORBES | Os 5 Vilões da proteção digital

A Forbes trouxe para a discussão um dos mais atuais problemas já existentes no ecossistema da internet, o avanço da inteligência artificial como um acelerador da evolução das fraudes online, sobretudo, com uso de ferramentas como deepfakes e imagens criadas por IA.

Embora existam diversas de maneiras de sofrer com crimes digitais, a maioria dos golpes envolvem características em comum, as principais são:

1- Propostas extraordinárias

Mensagens de bancos oferecendo empréstimos e benefícios financeiros, ofertas de emprego com salários altíssimos, propagandas de remédios e cosméticos milagrosos, esses são apenas exemplos de propostas que golpistas utilizam para conseguir informações sigilosas e lesar as vítimas.

2- Mensagens de desconhecidos

Quando desconhecidos enviam mensagens, por meio de WhatsApp, SMS ou redes sociais, é preciso ter cuidado com o conteúdo recebido, visto que as solicitações podem ser enganosas para conseguir benefícios, hackear contas ou até mesmo criar relacionamentos fictícios.

3- Alertas catastróficos

Mensagens alarmantes têm o potencial de desencadear reações precipitadas, gerar ansiedade desnecessária e comprometer a confiança em fontes de informação confiáveis. Por isso, é preciso checar notícias catastróficas disseminadas na internet.

4- Comportamentos inusitados nas redes sociais

Se você acompanha alguém nas redes, seja uma celebridade ou um membro da família, é possível identificar certas falas, posicionamentos e até mesmo hábitos. Logo, se as publicações de uma determinada pessoa mudarem drasticamente, por exemplo com conteúdos de teor exageradamente sexual ou financeiro, tenha cuidado.

5- Ferramentas de inteligência artificial

As possibilidades para cometer golpes online oferecidas pela inteligência artificial são incontáveis, entre as mais famosas estão as deepfakes, imagens falsas, áudios enganosos e mensagens bem escritas com teor fraudulento. Na era da IA generativa, a necessidade de conscientização sobre os riscos nos ambientes digitais e o aumento do engajamento por uma internet segura se tornou essencial.

 

Acessar conteúdo na Integra:

Dia da Internet Segura: 5 vilões da proteção digital

 

Fontes: Anatel | GCI.br | Forbes | Blog da MHemann