As Agências reguladoras de Telecomunicações e de Energia Elétrica, Anatel e Aneel, respectivamente, estão estudando a formulação de um regulamento conjunto para solucionar a ocupação desordenada dos postes de energia por parte das operadoras de telecomunicações. Além disso, a intenção também é dar fim ao constante impasse na definição de valores praticados para o aluguel dos postes.

As agências pretendem avançar de forma conjunta para o lançamento de propostas para consulta pública que devem ocorrer no início do próximo semestre, permitindo que todos possam se manifestar sobre o tema.

Em matéria do portal Telesíntese, o conselheiro Moisés Moreira, relator do processo pela Anatel, comentou que a intenção é que as duas agências lancem as consultas para os seus segmentos de mercado no mesmo período.

Moreira disse que está avançado o entendimento de que, para resolver em definitivo a ocupação desses ativos, a ideia é a de se constituir entidades privadas  para gerir e fiscalizar a ocupação dos postes. Essas entidades, que seriam organizadas regionalmente, fariam toda a gestão da rede e seriam remuneradas com as taxas cobradas pelo aluguel dos postes das operadoras de telecomunicações.

 

CUSTO DA “LIMPEZA” DOS POSTES

A Anatel tem estimativas de que serão necessários cerca de R$ 20 bilhões para o trabalho de reordenamento dos fios, ou “limpeza” dos fios nos postes das concessionárias elétricas. Estes custos não teriam contrapartida de qualquer receita adicional para as operadoras de telecomunicações. 

O problema estaria concentrado em 25% das cidades brasileiras – ou exatamente 1.400 municípios – atingindo 13% da base instalada de postes, que somam hoje 46 milhões em todo o país.

Na agenda regulatória da Anatel, a aprovação final para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações está prevista para o primeiro semestre de 2022.

 

Estaremos acompanhando as novidades e trazendo para você aqui no nosso Blog. 

 

Fontes: Anatel | Blog da MHemann | Telesíntese


Outros posts em nosso Blog de notícias:

https://www.mhemann.com.br/2021/05/anatel-exige-informacoes-de-backhaul/