Na última semana o PTT de São Paulo, ou Internet Exchange de São Paulo (IX), se tornou o 1º IX do mundo a atingir 9,18 Tb/s de troca de tráfego conforme revelado pelo NIC.br. Além deste recorde, o Brasil também registrou sua marca histórica de volume de troca de tráfego agregado, atingindo 12,8 Tb/s entre todos os IX do país.


O PTT de Fortaleza que é o maior da Região Nordeste do país, alcançou o pico de 850 Gb/s, sendo o segundo maior em volume de tráfego no Brasil. O Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br, Milton Kaoru Kashiwakura, explicou recentemente que a alta demanda que estamos vivendo desde o início do resguardo da população devido a pandemia do COVID-19, tem refletido nas curvas do IX.br.

 

“A quarentena resultou em um crescente número de videoconferências, além de uma maior demanda da rede para a prestação dos mais diversos tipos de serviços, desde os de entrega (delivery), de entretenimento (streaming de filmes), de comércio eletrônico, serviços públicos, ensino e informação, acarretando um maior tráfego Internet. Esse incremento pode ser visto nas curvas do IX.br (Brasil Internet Exchange), explicou Kashiwakura. 

 

Você pode acompanhar as estatísticas do IX.br diretamente no link abaixo
https://ix.br/agregado/

 

 

O NIC.br disponibilizou um vídeo no seu canal do Youtube explicando melhor sobre a importância do #IX.br para uma Internet melhor, eficiente e resistente a falhas no Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=2FiCV0hr83Q.

 

Benefícios do IX.br

Os Pontos de Troca de Tráfego, ou Internet Exchanges, são pontos neutros onde diversas organizações estão interligadas para trocar pacotes de dados Internet entre si. Os PTTs são formados por datacenters com equipamentos que permitem a interligação simultânea de centenas de organizações – empresas de streaming de vídeo, sítios de buscas, redes sociais, bancos, universidades, órgãos de governo, entre outras. Essa união de redes permite que a Internet fique mais veloz, eficiente, resistente a falhas e com custo mais baixo.

O NIC.br opera 33 Internet Exchanges distribuídos nas cinco regiões do país, e segue em expansão.

 

Fonte: MHemann Assessoria | IX.br

 


RELEMBRE OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS EM NOSSO BLOG:

PTT Fortaleza alcança pico de 100Gbps de troca de tráfego. IX desponta como maior Ponto do Nordeste e ganha destaque no país

PTT Fortaleza é inaugurado. Novo ponto de troca de tráfego no Ceará poderá ser segundo do país, atrás apenas do IXP São Paulo.

NIC.br e Eletronet ampliam a capacidade de PTT em São Paulo

Fibra óptica alcança o topo das tecnologias mais utilizadas para o serviço de internet fixa no Brasil. Saiba mais…

IX.BR bate recorde de trafego atingindo pico de 10Tb/s