A empresa Yahsat anunciou, ontem, 26/06, que está preparada para oferecer o serviço de banda larga via satélite no território brasileiro em banda Ka. A operadora dos Emirados Árabes Unidos, finalizou seus testes em órbita deste que é o seu terceiro satélite, chamado Al Yah 3. O projeto no Brasil, que em breve terá sua comercialização aberta, iniciou ainda em 2014 quando a empresa iniciou investimentos e seu processo de outorga com a Anatel, que só foi emitida em março de 2016, já o lançamento do satélite ao espaço foi realizado em 2017. Além do Brasil, o satélite expande a atuação da prestadora para outros 19 mercados adicionais que ficam no continente Africano.

A empresa que já atende diversos países, vem a anos analisando o mercado brasileiro e escolheu o país por inúmeras razões. Uma das principais motivações é pelo tempo de uso de internet por dia do brasileiro, a média nacional é uma das maiores do mundo. Outra razão é que ainda há a necessidade de serviços/ produtos de banda larga por aqui, afinal, a demanda ainda é muito maior que a oferta. No Brasil a internet é vista como um bem quase imprescindível e ainda existem muitas cidades que não possuem o serviço.

O SATELITE

Localizado a 20 graus Oeste, o Al Yah 3, elevará a capacidade de cobertura da Yahsat para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e mais de 60 milhões de domicílios no Brasil, sendo estes em mais de 5 mil cidades de diversos estados. O projeto do AI Yah3 teve mais de US$ 200 milhões investidos somente no Brasil. Nos demais países que estão no alcance do satélite a companhia ainda não divulgou seus investimentos.

Em terra, a operadora conta com um NOC (Network Operational Center) na cidade de Campinas (SP), e terá uma equipe que trabalhará 24 horas todos os dias monitorando a rede e dando suporte ao Customer Care e aos clientes de atacado.

A estrutura é complementada por dois gateways, um localizado em Hortolândia (SP) e outro em Jaguariúna (SP).

 

A COMERCIALIZAÇÃO

Além da comercialização de parte da capacidade do satélite no mercado de atacado, a operadora já iniciou o credenciamento da sua rede de parceiros regionais e locais e quatro mil profissionais para levar ao consumidor final o serviço de acesso à internet banda larga via satélite.

A empresa que vende o sinal para distribuidores em outros países, optou por fazer também a venda direta para os provedores aqui no Brasil. Assim, o mercado de provedores e operadores regionais no Brasil terão um canal para contrato assinado diretamente com a Yahsat, um modelo novo e exclusivo para a empresa. O principal negócio no mercado brasileiro vai ser a banda larga residencial. A equipe para esse projeto foi toda formada no Brasil para suportar o mercado local.

SITE DA Yahsat: http://www.yahsat.com/en/our-fleet

 

FONTE: Assessoria de Imprensa Yahsat / MHemann

 


 

APP MHEMANN

 


 

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO TEMA EM NOSSO BLOG:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/star-one-d2/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/04/nota-de-esclarecimento-telebras-e-viasat/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/01/lista-de-localidades-programa-internet-para-todos/