O NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) anunciou ontem, terça-feira (19/12), o acordo firmado com a GlobeNet, operadora de infraestrutura marítima que ficará responsável pela implantação do novo IXP.

O novo ponto de interconexão central no ponto de troca de tráfego (PTT) de Fortaleza, teve local escolhido por conta de um data center da empresa, que hospeda a infraestrutura de Internet nacional para o intercâmbio de tráfego nas regiões Norte e Nordeste.

Um fato importante a ser lembrado, é que a capital cearense é a ponta de saída do País de vários cabos submarinos, como o cabo da própria GlobeNet, que liga Estados Unidos, Ilhas Bermudas e Venezuela ao Brasil; e o sistema Monet, uma parceria entre Google, Algar Telecom, Angola Cables e a operadora uruguaia Antel.

O novo PTT Fortaleza tem potencial para descentralizar a arquitetura de troca de tráfego no Brasil, basicamente concentrada em São Paulo. A expectativa é que ele se torne o segundo PTT mais importante do país, atrás apenas do PTT SP.

Segundo o NIC.br, o novo IXP Fortaleza fortalecerá a distribuição de conteúdo local em sua região e chega em momento muito apropriado, acompanhando a crescente dos ISPs.

“Um país com proporções continentais como o Brasil não pode mais contar com somente um IXP para sua troca crítica de tráfego. Operadores de rede dispostos a trocar tráfego são convidados a também se conectarem em Fortaleza”, diz Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br.

Tanto é que a GlobeNet está implantando em Fortaleza sua primeira infraestrutura de serviço completo fora da capital paulistana.

O NIC.br está implantando, no mesmo local, sua primeira infraestrutura de serviço completo fora de São Paulo, incluindo a resolução dos nomes de domínio .br, agora estarão disponíveis em Fortaleza.

Frederico Neves, diretor de Serviços e de Tecnologia do NIC.br, explica que todas as operações realizadas anteriormente pelo NIC.br somente em São Paulo estarão à disposição em Fortaleza.

“Esses recursos visam tornar essa localidade o polo para as operações do NIC.br no Norte/Nordeste no Brasil”, finalizou o diretor.

De acordo com a entidade, braço técnico do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a operadora responsável foi escolhida por possuir:

– Forte e sólida infraestrutura estabelecida no Nordeste;
– Alto nível de disponibilidade de serviços do centro de dados;
– Sistema de cabo submarino duplo que conecta as Américas do Norte e do Sul;
– Neutralidade.

Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet

Eduardo Falzoni, CEO da GlobeNet, ressalta que o projeto beneficiará diretamente o número crescente de provedores de serviços na região.

“A implementação do novo ponto de intercâmbio regional de Fortaleza destaca o compromisso da GlobeNet em ajudar nossos clientes a se expandirem para novos mercados e melhorar o acesso à internet para usuários finais no Brasil”, diz o CEO.

 

 

FONTES: Teletime, PontoISP

OUTRAS IMPLANTAÇÕES DE PTTs NO BRASIL

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/ptt-ms/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/backbone-minas-gerais/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/06/ptt-e-inaugurado-e-deve-aquecer-mercado-provedores-no-sul/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/nic-br-inicia-cobrancas-pelo-uso-ptt-sao-paulo/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/06/brasil-alcanca-pico-de-pontos-de-troca-trafego-em-medicao-ix-br/