Foi anunciado o Programa Nordeste Conectado pelo Ministério da Educação no Porto Digital no Recife. A iniciativa permitirá que instituições federais de educação e pesquisa nas capitais e interior de nove estados do Nordeste estejam conectadas à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em alta velocidade.

A previsão de investimento até o final do projeto, são 25 milhões de reais, que irão conectar 12,6 mil escolas públicas e 39 campi de instituições federais, somando mais de 16,3 milhões de pessoas beneficiadas em toda a região ao longo da rede.

NordesteConectado

 

O programa tem como objetivo, além de criar infraestrutura para as redes de ensino, também ampliar parcerias com os provedores privados locais e regionais de internet, que poderão participar destes investimentos nas redes de fibras óticas.

 

A ação nos nove estados atende ao projeto de interiorização de redes da Iniciativa Veredas Novas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) onde é possível compartilhar a infraestrutura do Nordeste Conectado para as suas políticas públicas, interligando universidades, institutos superiores estaduais, apoiando a conexão de escolas públicas e população da região.

FONTE: Tecnologia > MEC > NordesteConectado

 

Saiba mais Sobre o Programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação em nossa matéria:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/06/provedores-regionais-poderao-participar-de-rfi-para-redes-metropolitanas-da-rnp/