A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou uma resolução que dá o prazo de 30 dias, contando a partir de 19 de dezembro de 2016, para que as operadoras de telefonia móvel desliguem definitivamente qualquer equipamento analógico que ainda utilizem as faixas de frequência de 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz.

Segundo a resolução, as operadoras devem garantir que toda a sua base seja digital até 19 de janeiro de 2017. Conforme o texto, caberá às empresas resolverem como realizar a migração de quem ainda tem um dispositivo analógico e torná-lo compatível com as redes digitais em uso.

A Anatel destaca que a medida é crucial para melhorar a eficiência no uso do espectro de frequências. A agência ressalta ainda que a quantidade de dados transmitida pelo sistema digital é maior que a do sistema analógico na mesma faixa espectral.

Segundo o Engº Maurício Dambros, a medida da agência é positiva: “O espectro de frequências é um bem natural e escasso. Deve ser utilizado com responsabilidade, sempre visando à maior eficiência espectral. Ou seja, maior tráfego de informação (seja dados, voz e video) por largura de banda do canal. Essa razão, eficiência espectral, é medida em bits por Hertz (bits/Hz).”