Distribuir TV paga para os provedores era algo complicado, não conhecíamos o meio, mas pouco a pouco vamos desmistificando este assunto e assim como tantos outros, vamos virar especialistas e inovadores em distribuição de sinais de TV.

Os provedores em geral são anteneiros de nascença, tem RF no sangue, e isto se criou por necessidade, enquanto nosso concorrente maior tinha as linhas telefônicas para fornecer banda de internet aos nossos cliente, nossa única opção, a tempos atrás, era o RF.

Fornecer banda de internet via Wifi nós dominamos bem  a tempos, crescemos graças a isto.

Para fornecer telefonia via Wi-Fi tivemos que melhorar nossa rede de rádios, adotar  padrões de arquiteturas que visam incluir o QoS ao modelo do IP, começamos a  marcar pacotes

de acordo com classes pré-determinadas, implementamos o padrão INTSERV ou DIFFSERV que baseia-se em reserva de recursos e controle de admissão, começamos a falar em protocolo de sinalização RSVP utilizado para gerenciar os recursos ao longo do caminho, SLA e por ai vai, com isto nossa rede IP ficou tunada, e ligações telefônicas dentro da nossa rede não picotam nada.

Mas e a TV, não tem como distribuir TV por WiFi???

A resposta minha para esta pergunta sempre foi um “NÂO” taxativo, mas, como dizia  o poeta, “somos uma metamorfose ambulante” eu não me constranjo de mudar de opinião.

Estou falando isto porque na feira CEBIT 2014 em Hannover, conversei com  Mr. Joerg Karpinski, diretor comercial da Wuawei para Alemanha, falamos sobre passado, atualidade e tecnologias futura, claro que ele sempre com a visão europeia do mercado, onde nada se atende com Wifi, é fibra ou par metálico, muito diferente da nossa realidade aqui no Brasil, mas  eu estava particularmente interessado num produto novo deles chamado  AP8130DN, onde eles se intitulam líderes na utilização da tecnologia  802.11ac, o novo padrão WiFi, que a Apple em seus notebooks já usa.

Abaixo algumas características que me chamaram a atenção:

  • Este equipamento é um AP para uso externo, a prova de agua e poeira (IP65/IP66/IP67 )
  • PoE +48V
  • Porta Ethernet Giga
  •  Antenas externas (não incluídas)
  • 200mW de potência (23Dbm)
  • Utiliza tecnologia 11n Beamforming, para identificar e isolar interferências
  • Até 256 usuários simultâneos.
  • Promete transmitir dados com banda de até 1.75 Gbit/s.

 

tv

Resumo: O sonho que eu queria ter no meu apartamento instalado!!!

Preço: Não consegui saber, mas como tudo que é WiFi começa alto e cai muito com o tempo.

Link do equipamento:

http://enterprise.huawei.com/en/products/network/wlan/outdoor-ap/hw-328994.htm

O que fiquei pensando: Será mesmo que não dá para atender uns 10 ou 20 clientes de TV??? Talvez para atender uma região provisória enquanto a fibra não está instalada.

Claro que não vejo ainda um provedor de TV paga sem qualquer fibra, isto não acredito, temos que passar fibra sim, mas devemos ter um olho para estas tecnologias 11ac, quem testar algo, por favor compartilhe comigo.

Quanto aquela resposta taxativa “Não”, hoje já respondo “Talvez” e em breve acredito que vou responder “Sim”, uma verdadeira metamorfose.

 

Marcos Centeno Hemann, MHemann – 2014.