A associação dos Provedores de Internet do Mato Grosso do Sul (APIMS), apresentou dados sobre a atuação dos Provedores Regionais no estado, e os números são impressionantes. A boa atuação dos provedores no MS não está somente nas áreas urbanas, os ISPs já elevam os acessos da banda larga para área de difícil acessos, como as localidade rurais. Em todo o estado, segundo a APIMS, os Provedores são responsáveis por aproximadamente 60% da comunicação existente.

A expectativa é ampliação deste movimento em áreas rurais para atender a demanda que o estado ainda é carente. As primeiras iniciativas estão sendo na cobertura das sedes de fazendas, e o plano sequencia deste projeto terá foco no atendimento para diferentes aplicações no campo.

“Hoje a vida no campo está muito facilitada mas o fazendeiro ainda precisa se deslocar para a cidade para conseguir acesso à Internet. É isso que estamos evitando pra ele, queremos que seu escritório seja na própria fazenda”. Afirmou o presidente da APIMS, Dario Burda Júnior.

 

PROVEDORES NO MS E O ATENDIMENTO NO CAMPO

O presidente da Associação ressaltou que atualmente o estado conta com aproximadamente 320 empresas com licença para atuação com os serviços de telecomunicações no estado, em sua grande maioria no Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), e que juntas representam cerca de 60% de todo atendimento das demandas do serviço no MS.

A atuação dos Provedores nestas localidades de forma organizada, planejada e espontânea, serve como forte embasamento nas negociações entre os ISPs e o governo do estado para que aconteçam liberações na cobrança de ICMS para estas empresas que levam desenvolvimento ao campo.

A necessidade de acesso à internet no campo é cada vez maior. Além da população e produtores rurais que sempre precisaram de maior atendimento para este serviço, um novo fator tem elevado a busca por conexões. Uma nova regulamentação do governo do estado do MS passou a exigir nota fiscal eletrônica para o transporte de carga e também de animais em todo o Mato Grosso do Sul.

Com isso, muitas empresas precisam ir até a cidade para a emissão da nota fiscal eletrônica, e assim, retornar ao campo para liberação da carga, ou seja, um trabalho muito caro e com grande desgaste de tempo para quem ainda não possui banda larga com qualidade efetiva para atender estas demandas em tempo real e em qualquer momento.

 

NOVAS OPORTUNIDADES

O Estado do Mato Grosso do Sul está analisando um projeto onde pode ser criado um consórcio que permitiria a integração dos provedores regionais nas rotas de outros 5 estados. A interligação passaria por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, sendo que a rede ainda tem possibilidade de chegar até a Bolívia e Paraguai. O presidente da Associação dos Provedores de MS afirma que ainda não há previsão para aprovação deste projeto.

 

Fonte: PontoISP | MHemann


 

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS EM NOSSO BLOG:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/pesquisa-tic-domicilios-2016/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/inatel-5g/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/10/falencia-oi-gera-empreendedorismo-em-telecom/