Desde o último dia 27/02, está acontecendo em Barcelona na Espanha o
Mobile World Congress 2023. O MWC Barcelona é o maior e mais influente evento para o ecossistema de conectividade. Seja você uma operadora móvel, fabricante de dispositivos, provedor de tecnologia ou acesso, fornecedor, proprietário de conteúdo ou simplesmente interessado no futuro da tecnologia, você precisa estar por dentro dos lançamentos que ocorrem neste evento.

Créditos da Imagem: Assessoria de Imprensa MWC

E já que falamos em lançamentos, você precisa conhecer algumas das novidades que o Google Cloud anunciou para o mercado de Telecomunicações.

Serão 3 novidades em soluções voltadas para telecom e que funcionam em integração. O conjunto une inteligência artificial e analytics. Aqui vamos mencionar brevemente as soluções, mas você pode se aprofundar sobre os serviços diretamente na plataforma do Google.

LANÇAMENTOS GOOGLE CLOUD PARA TELECOM

Oferece automação simples, de nível de operadora e nativa da nuvem. Ele suporta a criação de redes orientadas por intenção.

 

Do ponto de vista da arquitetura, o Telecom Data Fabric fornece acessibilidade de dados mais rápida usando um conjunto de APIs e gerenciamento de dados para selecionar rapidamente os dados e centralizar a governança para preservar a soberania e a privacidade dos dados.

O Telecom Subscriber Insights é um produto alimentado por inteligência artificial (IA) que os proprietários da linha de negócios (LOB) dos CSPs podem usar para melhorar os principais indicadores de desempenho (KPIs) em todo o ciclo de vida do assinante – desde a aquisição e engajamento até vendas adicionais/vendas cruzadas e reduzindo a rotatividade de clientes.

Também foram anunciadas atualizações do Google Distributed Cloud Edge* (GDC Edge), para que os provedores possam trazer a infraestrutura do Google Cloud para a última ponta das suas redes por acesso de rádio (RAN) e 5G, utilizando o Google Kubernetes Engine (GKE) com a introdução do Network Function Optimizer for GKE.

 

 

*O Edge é uma solução que permite que você execute clusters Kubernetes em hardware dedicado fornecido e mantido pelo Google, separado do data center tradicional do Google Cloud.

 

FONTES: Google Cloud | Telesíntese  | Blog da MHemann