No final de 2022, 9,5 mil escolas no País (6,8%) não dispunham de acesso à Internet, 46,1 mil (33,2%) não possuíam laboratórios de informática e 3,4 mil escolas (2,5%) não tinham acesso a rede de energia elétrica. Os dados foram disponibilizados pela Anatel no Painel Conectividade nas Escolas . Dados como estes servem de subsídios para ações de promoção de conectividade em escolas por todo o país, e que, em muitos casos, são realizadas através de parcerias com o setor privado.

 

SEM ACESSO À INTERNET

Seis estados brasileiros têm mais de 10% das escolas sem acesso à Internet: 

  • Acre (46,0%), 
  • Amazonas (40,9%), 
  • Roraima (36,1%), 
  • Pará (27,9%), 
  • Amapá (27,5%) e 
  • Maranhão (11,9%). 

 

As Unidades da Federação com o maior percentual de escolas conectadas são Mato Grosso do Sul (100%), Goiás (99,9%) e Distrito Federal (99,9%).

 

INTELIGÊNCIA DE DADOS EM TELECOM

O painel de dashboards da Anatel apresenta informações sobre:

  • a quantidade total de escolas públicas federais, estaduais e municipais de educação básica em atividade;
  • o número total de escolas urbanas e rurais;
  • o número de escolas sem Internet, tanto urbanas quanto rurais;
  • o número de escolas sem laboratório de informática; e
  • o número de escolas sem energia elétrica.

 

FILTROS E SEGMENTAÇÃO DE DADOS

Os filtros disponíveis no dashboard permitem segmentar os dados por região, por Unidade da Federação, por município, pelo nome da escola, pelo programa de conectividade que eventualmente já atenda a instituição, pela dependência (federal, estadual, municipal ou privada), pela localização (urbana ou rural) e pela localização diferenciada (área de assentamento, área quilombola ou terra indígena).

 

Além disso, também é possível verificar, em cada Unidade da Federação, as escolas que possuem ou não Internet. Para cada instituição de ensino, o painel apresenta informações como quantidade de alunos matriculados, se possui ou não Internet e laboratório de informática, eventual programa de conectividade que atenda a escola e qual a velocidade de transmissão de dados, se o medidor do NIC.br já tiver sido instalado. Com isso, o seu provedor pode verificar com o município a possibilidade de participar de iniciativas que levem acesso à estas localidades.

 

FONTES DOS DADOS

Os números disponibilizados no dashboard, são o resultado consolidado de diversas fontes, como o Censo Escolar (2021), o Programa de Banda Larga nas Escolas (PBLE), a Conectividade em Escolas Rurais, o Medidor Educação Conectada, o Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) e o Nordeste Conectado.

 

Gape – O Painel, além de informar a sociedade em geral, foi construído para dar suporte às atividades do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape). Ou seja, o Grupo tem como objetivo a consecução de projetos de conectividade de escolas públicas de educação básica, com a qualidade e a velocidade necessárias para o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas atividades educacionais.

 

OUTROS LEVANTAMENTOS

 

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

No Estado do Acre, 90,9% das escolas não possuem laboratório de informática;

Maranhão (89,6%); 

Pará (86,1%) são o segundo e terceiro com o maior percentual de escolas sem laboratório no País;

O Distrito Federal possui o menor percentual de escolas sem laboratório (39,5%).

 

ENERGIA ELÉTRICA

Sem energia elétrica, quatro estados tinham mais de 10% das escolas: Acre (35,3%), Roraima (21,5%), Amazonas (19,9%) e Pará (12,2%). No entanto, 11 das 27 Unidades da Federação registram 100% das escolas com acesso à eletricidade.

 

FONTE: NIC BR | Blog da MHemann