A Anatel realizou atualizações referentes às áreas locais do Serviço de Telefonia Fixa. O Serviço de STFC é organizado através de delimitações de áreas geográficas de prestação de serviços, denominadas “Áreas Locais”. Estas Áreas Locais são compostas pela área do município ou de um conjunto de municípios.

 

Periodicamente a Anatel revisa as áreas locais e as localidades que devem ter tratamento local, da telefonia fixa. As revisões periódicas, e contribuem para a redução do valor das chamadas na telefonia fixa. 

 

Nas chamadas realizadas dentro do mesmo município, ou entre municípios que pertencem a uma mesma área local, se aplica a tarifa local. Também deve ser cobrada tarifa local nas chamadas realizadas entre localidades de áreas locais distintas que possuam tratamento local.

 

REVISÕES APROVADAS EM 2022: decisões para Áreas Locais do STFC

Neste ano de 2022 foram aprovadas pela Anatel as seguintes revisões de áreas locais do STFC:

 

  1. a) Revisão Quinquenal de Áreas Locais, resultante da criação ou da alteração da Região Metropolitana (RN) ou da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) – aprovada pela Resolução nº 755, de 11 de outubro de 2022

 

  1. b) Revisão Anual de Áreas Locais, incluindo os casos de tratamento local, resultante de continuidade urbana – aprovada pelo Despacho Decisório nº 11/2022/PRRE/SPR, de 28 de novembro de 2022.

 

As revisões aprovadas têm impacto importante no dia a dia dos usuários da telefonia fixa, pois as ligações telefônicas realizadas entre os municípios incorporados numa mesma área local passam a ter tarifa local, em substituição à tarifa de longa distância. Assim, essas revisões contribuem para a redução dos valores cobrados, beneficiando os consumidores. 

 

Para fins de exemplificação, listamos abaixo algumas áreas locais que serão ampliadas:

  • AL Belo Horizonte/MG – terá 47 municípios;
  • AL Caratinga/MG – terá 17 municípios;
  • AL São José do Rio Preto/SP – terá 35 municípios;
  • AL Ribeirão Preto/SP – terá 31 municípios;
  • AL Piracicaba/SP – terá 24 municípios;
  • AL Imperatriz/MA – terá 22 municípios;
  • AL Sobral/CE – terá 18 municípios;
  • AL Goianésia/GO – terá 17 municípios;
  • AL Feira de Santana/BA – terá 16 municípios;

 

Cerca de 490 (quatrocentos e noventa) municípios brasileiros estão sendo beneficiados, direta ou indiretamente, como consequência da Revisão Quinquenal de Áreas Locais recém aprovada.

 

PRAZO

O prazo para que as prestadoras procedam as adequações nas suas redes é de 180 (cento e oitenta) dias, contados de 1º de dezembro de 2022. Assim, as mudanças decorrentes dessas revisões devem estar concluídas até 30/05/2023.

 

Acesse os links abaixo para consultar as listas, atual e futura, de Áreas Locais e de Localidades com Tratamento Local:

 

Nota: As listas são compostas das seguintes tabelas:

 

TAB.1 – AreaLoc_TodasLista completa de todas as áreas locais do STFC.
TAB.2 – AreaLoc_RM-RIDELista das áreas locais do STFC formadas por conjunto de municípios, decorrente de RM e de RIDE, com os respectivos municípios.
TAB.3 – AreaLoc_ContUrbLista das áreas locais do STFC formadas por conjunto de municípios, decorrente de Continuidade Urbana, com os respectivos municípios.
TAB.4 – TratLocalLista completa das localidades com tratamento local no STFC.

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE:  ANATEL – PAINEL DE ÁREAS LOCAIS DA TELEFONIA FIXA

 

 

FONTE: ANATEL | BLOG DA MHEMANN ASSESSORIA