Hoje, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão, produto audiovisual que durante décadas é considerado o mais consumido entre os brasileiros. A TV está presente em quase todas as casas, seja pelo seu modelo tradicional, pelas SMART TVs ou até mesmo por notebooks e smartphones. 

 

Pesquisas brasileiras recentes apontam que o televisor está presente em 96,3% de todos os domicílios pesquisados. 

 

Transformações da TV

Mas existe uma longa trajetória na história desse serviço até chegar a esse número. A TV sofreu inúmeras alterações, tanto em questões de tecnologias, dos meios de transmissão, formatos de entrega, quanto dos equipamentos e formas de recepção do usuário final. E aqui facilmente lembramos de marcos como as primeiras transmissões para TVs preto e branco, da chegada das TVs por assinatura, TV Digital, Smart TVs, dispositivos e formatos que trouxeram oportunidades e grandes mudanças ao mercado.

 

História da TV

A primeira transmissão televisiva de que se tem notícia foi feita em 26 de fevereiro de 1926, pelo escocês John Logie Baird. Essa estréia teve um público reduzido, contando com apenas alguns  cientistas da Academia de Ciências Britânicas, em Londres.

 

Inaugurada no Brasil nos anos 50, a televisão já contou inúmeras histórias, foram finais de campeonatos eletrizantes, capítulos de novelas com 100% de audiência, programas infantis que marcaram décadas e notícias que ficaram na memória de todos.

 

No dia 18 de setembro de 1950, depois de alguns ensaios, idas e vindas, a televisão estreou no Brasil. A TV Tupi de São Paulo, inaugurou não apenas suas transmissões, mas uma relação de proximidade e convivência com  os brasileiros. 

 

Assim como o rádio durante muitos anos foi o catalisador da cultura e da identidade nacional do país, a televisão tornou- se outro grande agente da unificação cultural. Assim como a Internet tornou-se o próximo grande marco da cultura e maneira das pessoas se relacionarem com a comunicação.

 

Enfim, a TV tem o seu lugar reservado em todos os cantos da casa, seja pelo dispositivo tradicional, ou pelo computador e até mesmo pelo celular. Ela faz parte da história e da vida das pessoas! 

 

DIA 11 DE AGOSTO | DIA DA TV

E afinal, porque no dia 11 de agosto se comemora o Dia Nacional da Televisão?

Bom, esta data é uma referência à Santa Clara, padroeira da telinha.

 

Mas há quem questione o dia 11 de Agosto como data de referência. Existem outros dias importantes quando o assunto é a TV no Brasil. Como as datas já mencionadas antes na história do serviço.

 

Apesar de todas as novidades e mudanças, a TV sempre se reinventa aos novos modelos tecnológicos e essa história permanece.

 

O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

A TV por Assinatura quanto serviço, passa pela autorização da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e essa licença acontece através do Serviço de Acesso Condicionado – SeAC.

 

Este serviço prestado no regime privado, cuja recepção é condicionada à contratação remunerada por assinantes e destinado à distribuição de conteúdos audiovisuais na forma de pacotes, de canais de programação nas modalidades avulsa de programação e avulsa de conteúdo programado e de canais de programação de distribuição obrigatória, por meio de tecnologias, processos, meios eletrônicos e protocolos de comunicação quaisquer.

 

A MHemann atua em todas as etapas do processo de obtenção das outorgas junto a ANATEL para regulamentação do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado) e no suporte mensal e contínuo para sua empresa estar sempre segura e dentro das leis do setor. 

 

A legislação do setor de telecomunicações estabelece que somente empresas com concessão, permissão ou autorização emitida pela Anatel podem explorar serviços de telecomunicações no país.

 

Se você quer saber mais sobre a prestação desse serviço ou de como incluir e iniciar a operação da TV por Assinatura no seu hall de serviços, entre em contato com a nossa equipe e agende uma reunião para falarmos sobre esse assunto.

 

Fale conosco no whatsapp no (51) 37379774