Durante um anúncio no Palácio do Planalto que aconteceu ontem, dia 12/04, o Ministério das Comunicações (MCom) apresentou sua estimativa de instalação de 12 Mil pontos de Internet em escolas públicas.

Através do Programa WiFi Brasil, estima-se que 10 mil pontos sejam instalados em escolas ativas de áreas rurais e outros 2 mil pontos em escolas públicas em centros urbanos.

A meta mais que dobra o número de escolas conectadas pelo Wi-Fi Brasil: até agora, 9.853 pontos de internet do programa estão em unidades de ensino (93% são rurais).

 

INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO

A previsão é que esta fase do programa inicie agora no mês de abril. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) junto a Telebras, serão as responsáveis pela instalação dos pontos de Internet. 

A conclusão das instalações deverá acontecer em meados de julho deste ano. Serão investidos R$ 85 milhões de reais por ano nesta ação.

 

RESPONSÁVEIS PELA INSTALAÇÃO

A Telebras utiliza as antenas GESAC, enquanto a RNP trabalha tanto com conexão cabeada, quanto por rádio. No total, serão 5 mil escolas conectadas pela Telebras, e outras 7 mil por provedores regionais contratados através da RNP.

 

ESCOLAS NÃO CONECTADAS

Atualmente, existem 14,5 mil escolas sem conexão. Fábio Faria, ministro das Comunicações, afirma que as escolas restantes serão conectadas com recursos do leilão do 5G, especificamente da faixa de 26 GHz. Apenas 2,5 mil escolas, de acordo com Fábio Faria, restarão para o segundo semestre.

Segundo Faria, 5 mil escolas não têm energia, mas entrarão em um programa do Ministério de Minas e Energia para levar eletricidade por meio de geração solar.

 

PROGRAMA NORTE CONECTADO

Outro ponto levantado pelo Governo foi o início da Infovia 01, que integra o programa Norte Conectado.

Através da Infovia 01, o programa irá expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, conectando Santarém (PA) a Manaus (AM), por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. 

Com quase 1 mil quilômetros de extensão, a Infovia atenderá, diretamente, as sedes dos municípios de Curuá, Juruti, Óbidos, Oriximiná e Terra Santa, no Pará, e Autazes, Itacoatiara, Parintins e Urucurituba, no Amazonas.

A previsão de conclusão fica para o próximo ano, em torno do primeiro trimestre de 2023.

 

Fonte: Ministério das Comunicações | Blog da MHemann Assessoria

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS EM NOSSO BLOG

Norte Conectado. Infovia 00 recebe 770km de cabos de fibra subfluvial