O Instituto Escola Conectada leva internet de alta velocidade para escolas públicas, a partir do apoio de provedores locais. A ONG tem como missão levar banda larga de pelo menos 100 Mbps a todas as escolas públicas brasileiras até 2025. 

 

SOBRE A ONG ESCOLA CONECTADA

A ONG criou uma metodologia própria, a qual as escolas podem solicitar o acesso de maneira facilitada. A organização então faz um diagnóstico das necessidades, busca um provedor de internet que tenha infraestrutura nos arredores e o convida a fazer a doação da conectividade para o estabelecimento de ensino, além de equipamentos para a criação de um laboratório de informática. 

O projeto criado pelo grupo Datora, já conta com as operadoras regionais Sumicity, Telecall, Ligue Telecom, Telium, Um Telecom, RLine e Net Cintra. E continua aceitando novos interessados e parceiros para ajudar na causa.

“Qualquer empresa que queira dar seu apoio institucional será bem-vinda para atingirmos nosso objetivo de conectar todas as escolas até 2025”, ressaltou Thomas Fuchs, CEO da Datora e um dos fundadores da Escola Conectada. 

 

COMO ESTÁ O CENÁRIO ATUAL DAS ESCOLAS

Conforme os dados divulgados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), levantados no Censo Escolar de 2020, aproximadamente 30% das escolas da rede pública não dispõem de internet e outras 13% dispõem de uma conexão que não é de banda larga.

Até agora, o Instituto Escola Conectada está apoiando 15 escolas que já contam com internet rápida entregue por provedores regionais. Outras 47 escolas estão em fase de conexão e 39 escolas estão na fase de análise da infraestrutura disponível para receber o acesso. As 15 escolas conectadas têm 10,4 mil alunos matriculados. 

Segundo Fuchs, o provedor que doar o acesso deverá se comprometer a manter a internet na escola por no mínimo três anos. Além disso, a ONG vai monitorar qual uso é feito da conectividade, se está servindo para fins pedagógicos, e qual impacto no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação. 

 

COMO PARTICIPAR?

Os provedores e as demais empresas ou pessoas interessados em se tornar parceiros da ação podem fazer o cadastro e encontrar mais informações no site do Instituto.

https://escolaconectada.org/

 

Segundo os diretores, quem não for operadora ou ISP também pode se associar à organização. O projeto prevê que não apenas a conexão aconteça, mas que as escolas contem também com instrumentos para que se faça o uso pedagógico da internet. A Fundação Lemann e a Parceiros da Educação, por exemplo, estão fazendo um levantamento sobre o investimento total e tempo necessário para garantir que todas as escolas tenham internet de qualidade. 

 

Fonte: Instituto Escola Conectada | Azimute Notícias | PontoISP