O Google anunciou na última quarta-feira, dia 09/06/21, que vai construir um novo cabo submarino de alta capacidade interconectando a Argentina, o Brasil e os Estados Unidos. 

O sistema recebeu o nome de Firmina. Este será o cabo mais longo do mundo com capacidade de funcionar inteiramente a partir de uma única fonte de energia em uma extremidade do cabo se as outras fontes de energia ficarem temporariamente indisponíveis – um aumento de resiliência em um momento em que a conectividade confiável é mais importante do que nunca . 

O novo cabo submarino do Google irá da costa leste dos Estados Unidos a Las Toninas, na Argentina, com pontos adicionais em Praia Grande, Brasil, e Punta del Este, Uruguai.

 

“O Firmina melhorará o acesso aos serviços do Google para usuários da América do Sul. Com 12 pares de fibra, o cabo transportará o tráfego de forma rápida e segura entre a América do Norte e o do Sul, dando aos usuários acesso rápido e de baixa latência a produtos do Google, como Search, Gmail e YouTube, bem como serviços do Google Cloud“, disse o Google em nota.

 

Passando pelo Brasil, o Google já conta com outros três cabos: o Júnior, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro; o Tannat, entre Brasil, Uruguai e Argentina; e o Monet, com rota similar ao Firmina e que liga o Brasil aos EUA.

 

CABO SUBMARINO FIRMINA

O recurso de fonte de alimentação de ponta única é importante para a confiabilidade, uma das principais prioridades da rede do Google. Com cabos submarinos, os dados viajam como pulsos de luz dentro das fibras ópticas do cabo. Esse sinal de luz é amplificado a cada 100 km com uma corrente elétrica de alta tensão fornecida nas estações de aterrissagem de cada país. Enquanto os sistemas de cabos mais curtos podem desfrutar da maior disponibilidade de alimentação de energia de uma única extremidade, cabos mais longos com grandes contagens de pares de fibras tornam isso mais difícil de fazer. 

Firmina quebra essa barreira – conectando a América do Norte à América do Sul, o cabo será o mais longo a apresentar capacidade de alimentação de energia de ponta única. Atingir esse projeto de quebra de recorde e altamente resiliente é conseguido fornecendo ao cabo uma tensão 20% mais alta do que com os sistemas anteriores.

 

CABOS SUBMARINOS PELO MUNDO

Estima-se que, no mundo inteiro, existam 447 sistemas de cabo submarino ativos ou em construção, segundo a TeleGeography. Você pode conferir um mapa global interativo neste link; e ver na imagem abaixo as redes de fibra óptica que conectam o Brasil ao mundo.

https://www.submarinecablemap.com/

 

Fonte: Blog do Google Cloud | Blog da MHemann Assessoria


OUTROS POSTS RELACIONADOS EM NOSSO BLOG:

Novo Sistema Malbec ligará Brasil e Argentina através de Cabo Submarino da GlobeNet em parceria com Facebook

Cabo Monet do Google entra em operação conectando Brasil aos Estados Unidos com alta capacidade

GRANDE DIA PARA AS TELECOMUNICAÇÕES – COMEÇA A SER IMPLANTADO SISTEMA DE CABOS QUE LIGA URUGUAI, BRASIL E ESTADOS UNIDOS

 

Cabo Submarino Curie | Sistema do Google cria nova rota entre EUA e América do Sul