A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, divulgou recentemente os relatórios de telecom referentes ao fechamento do mês de dezembro de 2020. A partir disso, a plataforma TUIDARA, especializada em Big Data de Telecom, realizou uma análise focada no mercado de internet fixa durante o todo o período do ano passado. Se você está a procura de diferenciais estratégicos para o seu negócio não deixe de conferir este estudo e é claro, conhecer esse serviço incrível de inteligência de dados.

Na ferramenta também é possível você realizar análises de mercado por localidades (municípios, microrregiões dos estados, estados e macrorregiões do país) ou até mesmo pesquisar informações das empresas que deseja, como tecnologias que utiliza, quantos acessos fornece, cidades em que atua e muito mais.

Você está tendo acesso gratuito a este conteúdo através de uma parceria da Tuidara com o Blog da MHemann que está trazendo com exclusividade esse material aos provedores. E é isso que vamos ver aqui abaixo.

 

ANUÁRIO 2020 – Internet fixa

Então vamos lá! Diferente de qualquer outro anuário de telecom brasileiro voltado para a internet fixa, a Tuidara disponibilizou estes estudos de forma aberta e gratuita em landing pages dinâmicas. Acessando a página principal no link da imagem abaixo, você poderá navegar na análise do Mercado Brasileiro, ali você também encontrará outros menus com análises sobre o mercado das diferentes regiões do país. Confira!

http://bit.ly/3vf4neh

 

Neste formato do Anuário Tuidara do link acima você vai descobrir informações muito mais detalhadas do que estas a seguir. Confere um pouco do que você tem acesso.

O Brasil encerrou 2020 com aproximadamente 37 milhões de assinantes de internet fixa. Para você ter ideia, no começo do ano eram 32,5 milhões de acessos, já em dezembro foram apurados 36.911.101 milhões de assinantes do serviço no país. Cerca de 4.5 milhões de novos assinantes no período de 12 meses.

Os provedores, que possuíam 9,6 milhões de acessos instalados no início do ano, passaram para 1º lugar no ranking dos grupos de operadoras com 14,2 milhões de contratos ativos, 38,5% do mercado. Outro número a ser observado, é que em janeiro haviam 5.559 operadoras registradas na Anatel, e em Dezembro, o número é de 6.123.

No primeiro gráfico acima (na esquerda) ,em forma de disco, você observa uma distribuição das tecnologias mais usadas pelas empresas no Brasil. Já o segundo gráfico acima na direita, são as velocidades dos planos contratados. A faixa de velocidade acima de 34 Mbps encerrou o ano com 58,6% do mercado no ano que passou. A faixa de velocidades acima de 34 Mbps está em 21,6 milhões de planos no país. Acompanhando esse cenário, a Fibra Óptica também disparou em novas instalações e upgrades dentro das carteiras de clientes das empresas, a tecnologia possui 46,7% das conexões, dando crescido 15,2 pontos percentuais em 2020.

 

Acompanhe conosco os painéis  que estão disponíveis no Anuário Tuidara Data Science de forma dinâmica e com muitas outras informações. Então clica aqui no link abaixo e não perde tempo.

http://bit.ly/3vf4neh

 

O QUE MAIS ENCONTRO NA PLATAFORMA?

Com a plataforma você tem acesso à dashboards de análises como:

– Número de acessos instalados no Brasil;
– Número de acessos instalados por região;
– Número de acessos instalados por estado;
– Número de acessos instalados por município;
– Tecnologias utilizadas nesses acessos (Fibra, rádio, ADSL, etc.), o que te permite criar uma melhor estratégia em caso de expansão da rede em determinada região;
– Faixas de velocidade dos acessos instalados;
– Quantidade de domicílios por município, estado ou região;
– Porcentagem de penetração do serviço por município;
– Ranking das maiores prestadoras do Brasil;
– Ranking das maiores prestadoras em determinada região ou estado;
– Ranking das maiores prestadoras do seu município;
– Quais as empresas (e possíveis concorrentes) que já estão presentes na cidade onde você pretende expandir;
– Entre outros…

Quer conhecer mais sobre a Tuidara? Acesse o site do Projeto.

http://bit.ly/2PMAvFW

 

Fonte: Blog da MHemann Assessoria | Tuidara Data Science