O MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou um webinar com a intensão de orientar pequenas e médias empresas de telecomunicações e radiodifusão sobre linhas de financiamento. O evento virtual aconteceu na última sexta-feira (05/06) e contou com participação do Ministro do MCTIC, Marcos Pontes, e de representante do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para apresentar os produtos de crédito disponíveis para os empreendedores dessas áreas.

O chefe do Departamento de Clientes e Relacionamento Institucional do BNDES, Tiago Peroba, apresentou os programas do banco voltados às MPME e as medidas emergenciais que estão sendo adotadas para ajudar as empresas em meio à crise do coronavírus. Tiago Peroba também explicou as formas de acesso aos recursos disponibilizados.

 

 “O BNDES, além da operação direta com empresas de maior porte, tem um modelo de atuação indireto, onde você conta com uma grande rede de bancos credenciados, bancos públicos e privados, agências de fomento e bancos de desenvolvimento. Uma série de instituições que permitem a oferta dos recursos na ponta. Em junho a gente também lançou três fintechs que ofertam seus serviços no nosso canal. A ideia é trazer mais fintechs e promover uma competição saudável para facilitar o acesso ao crédito”, disse.

 

Segundo ele, uma Medida Provisória lançada na última semana vai ajudar a aumentar o crédito para pequenas empresas. 

“O BNDES já possuía um fundo garantidor de investimento, que agora vai ser turbinado para atuar com mais força nesse momento de crise. A Medida Provisória 975, de 1º de junho, deu o pontapé inicial. Ainda não temos informações detalhadas, mas todo o processo pode ser acompanhado no nosso site”, explicou.

 

 

Segundo o ministro Marcos Pontes, as empresas de radiodifusão e os pequenos provedores são estratégicos para o país, e o ministério tem o papel de ajudar os empreendedores desses setores.

“Eu vejo um evento como esse de extrema importância para que os empresários saibam as iniciativas disponíveis. Acessem o site www.bndes.gov.br e saibam das linhas disponíveis. Os radiodifusores e provedores são estratégicos e as secretarias do ministério estão à disposição para ajudar”, pontuou.

 

O evento contou também com participação do secretário de Radiodifusão Wilson Wellisch e o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes. O webinar ainda respondeu questões dos internautas sobre disponibilidade dos recursos nos bancos e limitações colocadas pelas instituições.

 

FICOU INTERESSADO EM SABER MAIORES INFORMAÇÕES?

LINK PARA ASSISTIR AO WEBINAR COMPLETO NO CANAL DO MCTIC NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=uQ7AFNa9rxc

 

 

FONTE: MCTIC | BLOG MHEMANN