O usuário final de serviços ou produtos, de qualquer seguimento, está cada vez mais exigente com a qualidade do serviço prestado ou produto entregue. A sua fidelização ao fornecedor ou distribuidor depende de diversos fatores desde a sua prospecção, mas se extende principalmente pela sua experiencia do serviço ou produto. E por isso precisamos estar atentos aos diferenciais que o nosso negócio pode ter. Ter mais funcionalidades e diferenciais não só auxiliam na permanência deste usuário em sua carteira, mas também pode torna-los verdadeiros embaixadores da sua marca.

No post de hoje vamos falar de um recurso para você provedor de TV por Assinatura, conteúdo VOD ou empresário que está pensando em investir no serviço. Existe uma funcionalidade chamada de Metadados da programação, e queremos que você conheça mais sobre o assunto, seja para melhorar a experiencia dos seus assinantes, seja para ter isso em mente ao planejar o seu investimento futuro.

Metadados são a compilação de dados de programação dos canais de TV, ou seja,  quando o assinante consulta um guia de programação de determinada operadora. Isso lhe permite acessar a sinopse, imagens dos títulos, informação da próxima programação, elenco e outras funcionalidades. Toda informação disponível ao usuário são os metadados da programação. E a principal diferença entre uma operadora e outra, na maioria das vezes está diretamente ligada a isso, os recursos de experiencia do usuário. Por muito tempo este foi um fator de diferencial das grandes operadoras e que nem todas empresas de menor porte tiveram a chance de investir na funcionalidade, fosse por dificuldades técnicas, escassez do recurso no mercado ou custos de investimento.

Para nos trazer um case disponível no mercado (focado em ISPs) e falar como os metadados vão além da informação da programação, entrevistamos o Diretor de Operações da Stenna Media Consulting, Fábio Buhr. Atualmente a empresa representa em território nacional a Reportv – fornecedora de metadados que possui 98% do market share na América Latina e Caribe.

Segundo o representante da Stenna, com a chegada da ReporTV ao Brasil, surge uma alternativa de baixo custo para os ISPs. A fornecedora, agora representada no país pela Stenna, passa a entregar o serviço ao pequeno provedor, ou operador serviços, através de um software, para que ele ofereça ao usuário uma experiência de navegação de uma grande operadora.

 

“A importância dos metadados é dada por aumentar a qualidade percebida de quem consome o conteúdo e por ser um fator diferenciador, de necessidade prática, para o operador que entrega serviços de TV por assinatura ou conteúdo VOD (Video On Demand). O perfil do “novo consumidor” está cada vez mais exigente, principalmente para escolha de “o que assistir” e “onde assistir”. Visto isso, destaca-se neste disputado mercado quem tiver a informação na palma da mão. O encantamento do assinante final deve ser completo, e isso diz respeito desde a qualidade do conteúdo apresentado até a informação dele em um guia de programação ou EPG”, diz Fábio.

 

Segundo o diretor de operações, no Brasil ainda existe uma série de operadores a cabo que ainda não possuem grade de programação ou EPG, deixando desta forma um amplo espaço para a concorrência por não entregar um serviço que o consumidor necessita e entende ser o habitual, já que é comum em operadoras de grande porte.

 

“A Reportv fornece e compila dados, de grande valor, de mais de 300 canais de TV para que o operador consiga apresentar um guia completo de programação, ou até mesmo, utilizar em outros produtos como: aplicativo de guia (white Label), grade no site do operador (Finder) e uma série de produtos agregadores ao profissionalismo do serviço à baixo custo”, conclui Buhr.

 

 

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Fonte: Stenna Media Consulting | Blog da MHemann Assessoria