Neste domingo, dia 15 de março, a Anatel divulgou um ofício apresentando demandas para as empresas de telecomunicações do país. Basicamente, o ofício sugere para as empresas ampliarem acesso aos serviços de banda larga e telefonia móvel 3G e 4G devido a crise do Coronavírus (Covid-19) que está crescendo no país.

A notícia começou a circular fortemente nesta semana e trouxe muitas dúvidas por parte das empresas que foram surpreendidas com a divulgação da Anatel. O órgão deverá promover uma reunião ainda esta semana para dar seguimento neste tema, reunião que segundo estimativas já deverá acontecer com participações em forma remota.

A agência entende que o setor de telecomunicações possui um papel fundamental na prevenção e nas respostas aos impactos negativos que a disseminação da COVID-19 demanda. E por isso, foram elencadas, de forma não exaustivas, iniciavas importantes a serem adotadas pelas prestadoras no atual momento

Por conta dos avanços da doença e a imposição de quarentena e trabalho remoto em algumas regiões como já estamos acompanhando nas notícias, as conexões se tornarão ainda mais essenciais. Isso significa a manutenção de serviços não apenas de informações de saúde, mas também de lazer e mais áreas, dependerá “em grande medida” das telecomunicações.

 

SOLICITAÇÕES DA AGÊNCIA

 

Algumas das sugestões da agência, são que as empresas promovam acesso gratuito por celular para aplicativo específico do SUS (link para download abaixo na matéria), também a liberação de Wi-Fi em determinados locais públicos, ampliação da velocidade da banda larga, flexibilização para pagamentos de contas inadimplentes, garantias de estabilidade técnica das redes e publicidade de práticas internas e mesmo de ações do Ministério da Saúde.

“Com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer, dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações”, Emmanoel Campelo, Presidente Interno da Anatel.

 

Para acompanhar todas as ações demandadas pela Anatel, você pode acessar diretamente o Ofício no link abaixo.

OFICIO-ANATEL-MEDIDAS-COVID-19

 


INICIATIVAS VOLUNTÁRIAS

 

Durante os últimos dias, algumas operadoras começaram a se posicionar diante da propagação do Coronavírus. A Sky, Claro e a Oi, informaram que estarão disponibilizando mais canais para seus assinantes, sem custo adicional.

A medida das empresas acontece  em apoio à recomendação dos governos de que a população permaneça em casa para conter a disseminação do vírus. A disponibilidade dos canais deverá ocorrer durante o período e pico do Covid-19.

A Claro, além do serviço de tv paga, já iniciou voluntariamente o auxílio à população nos serviços de banda larga e telefonia móvel antes mesmo do ofício da Anatel ser publicado.

 


UTILIDADE PÚBLICA

APP DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE CORONAVÍRUS

 

A fim de facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

 

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

Para baixar o app iOS clique aqui.

Para baixar o app Android clique aqui

 

Também com o objetivo de alertar e esclarecer a população sobre as Fake News que começaram a ser disseminadas sobre o tema, foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens da população para apuração pelas áreas técnicas do Ministério da Saúde e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

 

Nós da MHemann estaremos atentos e mantendo nossos leitores do Blog informados com as notícias da Anatel e das medidas com o avanço do Coronavírus.

 

Fonte: ANS | Anatel | MHemann