A operadora de cabos submarinos, GlobeNet, anunciou parceria com o Facebook para construção do novo Sistema Malbec (nome escolhido devido ao popular vinho argentino). A empresa controlada pelo BTG Pactual, juntamente à gigante das Redes Sociais, Facebook divulgaram o início do empreendimento que ligará as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil) a Buenos Aires (Argentina). Além disso, uma ramificação do sistema terá conexão em Porto Alegre -RS.

 

O sistema já vem sendo divulgado desde Maio deste ano, quando a GlobeNet comunicou o interesse em atrair OTTs, provedoras de computação em nuvem (Cloud) e clientes de operadoras com tivessem interesse em aumentar o seu alcance regional ao ofertarem capacidades com baixa latência.

 

Agora que o projeto deu seu passo inicial, a conclusão e começo da operação comercial já são previstos para o primeiro semestres de 2020.

 

INFRAESTRUTURA

A infraestrutura será de 2.500 km, e como citado acima, terá uma ramificação para Porto Alegre, levando conectividade entre o sistema do Cone Sul e os Estados Unidos (através das ligações da Globenet a partir do Brasil).

O trajeto do sistema conectará a landing station da GlobeNet no Rio de Janeiro com São Paulo por meio de um landing point, próximo de Praia Grande. Já a conexão para Buenos Aires será através de uma estação em Las Toninas, na região sudeste da capital argentina.

 

Conforme comunicados da empresa ainda em maio, o projeto é parte de extensões e atualizações contínua na sua rede de cabos submarinos de 23,5 mil km. Recentemente, a empresa anunciou um novo data center na Colômbia (em Barranquilla). Este centro de dados é classificado como de nível IV (Tier IV). Um ambiente que permite manutenção sem que haja interrupção na operação e assegura a disponibilidade no caso de um sinistro. Neste tipo de ambiente, o próprio sistema responde automaticamente no caso de uma falha para prevenir que ocorra impacto adicional no site, sem que uma intervenção humana seja necessária.

 

Além de um novo PTT em Fortaleza (ponto de troca de tráfego), no IX.br do NIC.br. Um importante ponto de interconexão central (IPX) para o Centro de Informações da Rede Brasileira (NIC.br) em pontos de troca de Internet da GlobeNet em Fortaleza, que abriga a mais importante infraestrutura nacional da Internet nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

OUTROS SISTEMAS RECENTES PRESENTES NO BRASIL

SAIL (Brasil – Camarões)

O consórcio de empresa por trás do SAIL (South Atlantic Inter Link) anunciou que concluiu na última segunda-feira (4) a construção de seu cabo submarino. A estrutura, de 6 mil Km de extensão, liga Fortaleza (Brasil) a Kribi (Camarões).

A implementação foi realizada pela Huawei Marine Networks para as operadoras China Unicom e Camtel (de Camarões). A vida útil do cabo, conforme as empresas, será de 25 anos. O equipamento terá quatro pares de fibra, 32 Tbps de capacidade e transmissão 100 G.

A empresa acredita que o cabo facilitará a conectividade entre os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e atenderá ao rápido crescimento de demanda por dados dos países emergentes.

Para maiores informações deste projeto, acesso o nosso Blog. (Click aqui e veja na Integra)

 

MONET | TANNAT (USA – Brasil – Uruguai)

Outro grande empreendimento neste setor, foi o realizado pelo Google. O sistema MONET, cabo submarino que conecta Boca Raton, na Flórida, à Fortaleza e depois Praia Grande, no Brasil, e que já está em operação.

Construído em parceria com Algar Telecom, Angola Cables e Antel, o MONET tem 10.556 quilômetros de extensão e seis pares de fibra óptica, capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo.

Saiba mais sobre este empreendimento em nosso post completo sobre o assunto. (Click Aqui)

 




 


OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO ASSUNTO:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/12/ptt-fortaleza/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/06/cabo-monet/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/01/cabo-arbr-2/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/11/sabr-2/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/10/cabo-sail-china-unicom/