A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, está com uma pesquisa de satisfação aberta para os Consumidores de telecomunicações de todo o Brasil. A 4ª edição da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, coordenada pela Anatel é um instrumento que consegue medir a satisfação do público com os serviços prestados em telecom, e afirmar a relação entre os dados de infraestrutura e acessos apresentados pela agencia recentemente, com a opinião do consumidor.

O levantamento busca coletar informações para aperfeiçoar o trabalho da Agência e levar informações sobre o desempenho dos serviços para a sociedade, assim como para órgãos de defesa do consumidor. Os resultados permitem comparar, por unidade da federação, a satisfação e percepção de qualidade dos consumidores, por prestadora e por serviço.

As empresas por sua vez, podem se beneficiar destes resultados ao conhecer o mercado na sua região, quais as expectativas do público e quais pontos estão dando certo na sua atuação. É sempre importante o provedor ou operadora estar acompanhando

Os relatórios de anos anteriores você pode conferir no link que disponibilizamos abaixo neste Post. Os dados são diretamente da Anatel.

 

PERÍODO DA PESQUISA

A Pesquisa já está em processo desde o dia 9 de Julho, quando abriu a coleta de dados com o público, e deve permanecer até o final de novembro. O procedimento ocorre através de entrevistas telefônicas, e a Anatel tem a pretensão de conversar com mais de 100 mil consumidores de telecomunicações com amostragem em todos os estados. A apuração será finalizada até o final de novembro deste ano e os resultados deverão ser divulgados no 1º trimestre de 2019.

 

COMO É FEITA A PESQUISA?

A pesquisa é feita por meio de entrevistas telefônicas, que duram cerca  de  12 minutos. O processo deve acontecer com mais de 100 mil consumidores de forma aleatória pela Agência. Nela os consumidores podem expressar o seu nível de satisfação com as prestadoras e, também, como eles percebem a qualidade dos serviços que contrataram.

Ao todo, a pesquisa envolve o público de 17 prestadoras dos seguintes serviços coletivos: telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura.

Fazem parte do questionário aplicado perguntas sobre satisfação geral com a prestação dos serviços e ainda sobre a qualidade percebida com os canais de atendimento da prestadora;
Oferta e contratação de serviços;
Funcionamento dos serviços;
Cobrança, reparo e instalação;
Além de capacidade de resolução de problemas.

 

RESULTADOS DE PESQUISAS ANTERIORES:

Conheça os resultados da pesquisa dos anos anteriores (Clique Aqui)

 

Fonte: Anatel/ Mhemann


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