O CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil, lançou na última quinta-feira (28/06) o livro “Banda Larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet”O livro faz parte dos Cadernos de Estudos Setoriais do NIC.br.

Para se ter ideia, através deste estudo, você consegue saber o que representa na renda domiciliar de uma família, o custo médio gasto com a conexão à Internet. O valor gasto varia consideravelmente entre regiões ou entre as classes socioeconômicas. E estes números ajudam diretamente no seu planejamento de negócios.

Outro dado interessante que destacamos deste livro, são as motivações declaradas para uma pessoa ou uma família não possuir internet em seu domicílio. Um dos índices que mais impressiona foi o não uso de internet “Por falta de disponibilidade de Internet na região do domicílio“, onde uma média de 6,7% respondeu não ter opções na sua localidade.

A velocidade aferida também é um dos assuntos pesquisados, o estudo revelou também que há uma redução nas disparidades observadas entre as regiões do país.

Nos estados do Norte e Nordeste, que tiveram o pior desempenho em 2013, apresentaram grande recuperação entre 2014 e 2016, onde as diferenças entre as regiões caíram. No Nordeste, por exemplo, a diferença de velocidade, que era de -44%, em 2014, passou para -3%, em 2016. O estudo também aponta estabilidade nos resultados observados.

Esta é a primeira vez em que o CGI realiza um trabalho por meio de Big Data, a partir das informações geradas pelos usuários que fizeram medições por meio do SIMET – Sistema de Medição de Tráfego Internet.

O estudo ainda contou com outras pesquisas que auxiliaram com dados sobre a qualidade da banda larga no Brasil, todas realizadas pela Cetic.br. Por isso apontamos a importância das empresas e população participarem destes estudos, eles apontam dados para as futuras melhorias do serviço de banda larga. Entre as pesquisas realizadas previamente estão elas:

TIC Domicílios,
– TIC Empresas,
– TIC Educação,
– TIC Governo Eletrônico,
– TIC Saúde e
– TIC Provedores.

Sobre o Ceptro.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infraestrutura. O Ceptro.br gerencia, entre outros projetos, o Simet, o NTP.br e o IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

 

O estudo está disponível na íntegra no endereço: http://cetic.br/publicacao/banda-larga-no-brasil-um-estudo-sobre-a-evolucao-do-acesso-e-da-qualidade-das-conexoes-a-internet/ 

FONTE: NIC.br/ MHemann

App Mhemann – O Primeiro aplicativo para lançamento de dados à Anatel

 


OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS EM NOSSO BLOG:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/02/ptt-eletronet/

https://www.engenheiromarcos.com.br/page/2/?s=nic

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/06/opencdn/