Os estados de Pernambuco e Piauí também pretendem aderir ao Convênio 19/2018 do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O convênio lançado este ano teve a sua primeira adesão no Estado do Ceará, mais precisamente no mês de Abril.

Este convênio permite que aconteçam reduções de até 75% na base de cálculo do ICMS do contribuinte nas prestações de serviços de comunicação. Lembrando que a adesão ao convênio e o valor destas reduções é variável de estado para estado.

 

OBRIGAÇÕES PARA PARTICIPAR

Os descontos valem para as empresas que possuam em seus CNAEs o enquadramento dos serviços de comunicação multimídia (banda larga), serviço de telefone fixo comutado (telefonia fixa) e serviço de Acesso Condicionado (TV por assinatura via cabo para pequenas operadoras).

Sendo que estas empresas tem como limite, o máximo de, até 5% dos assinantes da base nacional de usuários dos segmentos em que atua.

Além disso, as prestadoras/ operadoras devem possuir as suas sedes no estado que promove o benefício participando do convênio do CONFAZ. Outra exigência é que estas empresas devem provar que são geradoras de empregos diretos nestas localidades.

 

VANTAGENS

As empresas que se enquadrarem nas exigências, ainda poderão ser beneficiadas com o diferimento do ICMS incidente sobre as operações de importação e do diferencial de alíquotas nas operações interestaduais para os bens necessários para a prestação do serviço, indicados no convênio (caso o estado tenha adesão desta condição como no Ceará).

Entre esses bens, destacam-se cabo de acesso de fibra óptica, gabinete com placa controladora e exaustor, conector e modem receptor de fibra óptica, entre outros componentes e equipamentos.

 

SOBRE AS ALÍQUOTAS

No Ceará e em Pernambuco a alíquota de ICMS incidente sobre serviços de comunicação é de 30%. No Piauí a alíquota é menor, de 25%.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), ainda não divulgou relatórios sobre o andamento dos processos destes estados e empresas que já aderiram ao novo convênio. 

Acompanhe o nosso Blog para saber novidades e atualizações do mercado.

 


III MISSÃO TÉCNICA MHEMANN – EDIÇÃO ORIENTE 2018 – CORÉIA DO SUL E CHINA


OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS EM NOSSO BLOG:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/04/reducao-de-icms-ceara/

 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/10/icms-para-bens-digitais/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2016/06/assessoria-tributaria-fundamental-para-o-crescimento-das-empresas/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/07/consulta-publica-pert-2018/