A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), braço de fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), anunciou a inclusão de compra de Fibra Óptica em linha de crédito para empresas de telecomunicações.

A Finep anuncia evolução importante em sua linha de crédito específica para Telecom: além de equipamentos de telecomunicação 100% nacionais, vai financiar também a aquisição de cabos de fibra ótica desenvolvidos no Brasil.

Com isso, a Finep passa a apoiar a expansão de rede no País praticamente em sua totalidade. A mudança permite à financiadora atender a demanda das empresas de internet, sobretudo de provedores regionais.

O objetivo do programa continua o mesmo: reaquecer o mercado e estimular o desenvolvimento e a consolidação da cadeia nacional de fornecedores de equipamentos e de serviços de telecomunicações.


Por isso, para serem adquiridos, os cabos de fibra ótica precisam seguir os padrões NCM 8544.70 e, assim como os equipamentos, serem certificados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme exposto na Portaria MCT Nº 950.
Haverá limitação de 60% do financiamento para aquisição de fibra (o restante precisa ser equipamento).

 

A mudança passa a valer em abril.

As empresas interessadas podem acessar a linha de crédito pelo site da financiadora: www.finep.gov.br ou no http://www.finep.gov.br/apoio-e-financiamento-externa/programas-e-linhas/telecom.

 

EFETIVIDADE DO CRÉDITO

Desde o lançamento da linha Inova Telecom, em junho passado, 35 empresas se cadastraram no sistema, mas apenas oito apresentaram projetos efetivos.

Dessas, duas estão em fase de contratação. “Temos a convicção que com a permissão de comprar fibra óptica que essas empresas que se cadastraram vão refazer seus projetos para tentarem a obtenção do crédito”, reforça Joana Meirelles, executiva da FINEP.

As operadoras de telecomunicações não apresentaram propostas ao financiamento, apesar de uma ter conversado com a FINEP.

“Queremos as operadoras, como queremos também empresas de outros setores, como as de Energia, interessadas em usar fibra óptica em suas infraestruturas”, completa a gerente da FINEP. O valor mínimo para financiamento continua o mesmo: R$ 500 mil. Os recursos são reembolsáveis e serão disponibilizados via Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

 

Sobre o Programa

Lançado em junho de 2017, o Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresas de Telecomunicações tem como principais interessados provedores de internet, operadoras e empresas de energia. Os recursos são reembolsáveis e disponibilizados via Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Consideram-se produtos desenvolvidos no Brasil aqueles que atendam às especificações, normas e padrões adotados pela legislação brasileira e cujas especificações, projetos e desenvolvimentos tenham sidos realizados no país, por técnicos de comprovado conhecimento em tais atividades, residentes e domiciliados por aqui.

Até o lançamento do programa em junho do ano passado, das 42 empresas brasileiras desenvolvedoras de equipamentos e que são reconhecidas pela portaria, 62% (26) já eram clientes da Finep.

Considerando a quantidade de produtos por empresa, dos 327 equipamentos certificados, 89% (292) tiveram algum tipo de apoio da Finep no desenvolvimento.

 

Para saber mais acesse o Site da Finep e busque orientações sobre estas linhas de créditos.
SITE FINEP –  http://www.finep.gov.br/ ou no Programa de crédito

 

 

ACOMPANHE OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE A FINEP EM NOSSO BLOG:

 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/06/provedores-regionais-ja-contam-com-linha-de-financiamento-da-finep/

 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/06/boa-noticia-financiamento-de-equipamentos-telecom-pode-beneficiar-provedores-regionais/