Foi anunciado ontem, 06/11, pela Seaborn Networks, a criação de um ramal do cabo submarino Seabras-1, o SABR. O link desta vez interligará o Brasil à África do Sul (Cidade do Cabo).

O novo trecho foi batizado de SABR – South África-Brazil. A rota Brasil-África do Sul segue da Cidade do Cabo até as Ilhas Maurício e de lá até a Índia, onde haverá ligação com cabo IOX System, construído pela indiana IOX – Indian Ocean Xchange.

Em 2017 o Brasil passou a contar com diversas rotas de cabos submarinos e a expansão deve aumentar muito até 2019, caso do SABR. Essas rotas estão sendo desenvolvidas como alternativas para operadores do mercado financeiro, caso do SABR. O Seabras-1 tem, inclusive, serviço de transporte acelerado de dados para a realização de operações no mercado de capitais.

Além disso, empresas detentoras destes cabos buscam também por rotas mais confiáveis e seguras para seus empreendimentos.

As grandes corporações querem evitar episódios como o ocorrido em setembro deste ano com a Empresa Sparkle. Houve queda na velocidade da internet em alguns países após a passagem dos furacões Irma e Maria pelo Caribe. A manutenção de Pops e das land stations da empresa na rota que vem até o Brasil ficaram inviáveis por dias após a devastação da área atingida.

 

ROTAS E CONCLUSÃO DO SABR

O mapeamento da rota por onde o trecho asiático do cabo passará já começou. A expectativa das empresas é que a ligação seja concluída em 2019.

Segundo as empresas responsáveis pelo SABR, esta será a rota mais “segura e confiável” a ligar Estados Unidos e Índia já construída. Atualmente, as rotas passam por Oriente Médio, Norte da África e Europa.

Com o acordo, o Seabra-1 para a oferecer ligação direta entre Brasil e Reino Unido, a partir de um acordo firmado em setembro com a operadora europeia Aqua Comms; e outro com África e Ásia.

 

Competição
Com o novo cabo, haverá três cabos ligando Brasil à África até 2019. Além do SABR, a concorrente africana Angola Cables está terminando o SACS, que ligará Luanda (Angola) a Fortaleza (CE). E a China Unicom está construindo o SAILS, cabo que conecta Kribi (Camarões) também a Fortaleza.

 

Fonte: Telesíntese

 

SAIL – South Atlantic Inter Link – Cabo da CHINA UNICOM

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/10/cabo-sail-china-unicom/

 

SACS – South Atlantic Cable System

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/sacs-cabo-submarino-ligando-brasil-e-angola-comeca-ser-implantado/

SEABRAS 1 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/07/cabo-submarino-seabras-1-que-liga-brasil-aos-estados-unidos-sera-lancado-em-setembro/

Queda de Velocidade da Internet no Brasil

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/manutencao-cabos-submarinos/

CABO TANNAT

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/cabo-submarino-tannat/