A Icann, corporação responsável pela governança mundial da internet, adiou por tempo indeterminado a mudança definitiva da chave criptográfica usada no sistema de nomes de domí­nios (DNS). A chave é usada para garantir o acesso entre o provedor de acesso e os sites.

 

A chave seria trocada definitivamente em 11 de outubro, na próxima semana. No entanto a entidade contabiliza a grande quantidade de provedores e operadoras despreparados mundo afora. Pelos seus cálculos, a mudança poderia deixar 750 milhões de pessoas sem acesso á internet até a questão ser resolvida.

 

A empresa ainda não decidiu o que fazer. A proposta é intensificar campanhas para acelerar a obtenção de novas chaves criptográficas pelos ISPs e operadores de rede.

 

“Preferimos continuar em forma cautelosa e razoável do que continuar com a implementação na data anunciada”, explica Göran Marby.

 

TESTE

A Icann lançou plataforma de testes para que os operadores de redes tenham certeza de estarem prontos para a alteração da chave bem antes do dia 11 de outubro. Para acessar clique em  https://go.icann.org/KSKtest  . A orientação para os usuários da Internet é contatar seus ISPs ou operadores de redes para certificar-se de estarem prontos para a alteração da chave.

É necessário a realização de um cadastro para realizar o teste. Um aviso importante é que o ambiente realiza todas as trocas de mensagens em inglês.

 

Link abaixo:

A entidade trabalhou com seus parceiros técnicos, como os registros de Internet regionais (RIRs), com grupos de operações de redes e registros e registradores de nomes de domínio, bem como com outros players do ecossistema da Internet, como a Internet Society e associações comerciais da Internet, para garantir que todos aqueles no mundo que possam estar sujeitos ao impacto da revisão da chave estejam cientes da mudança pendente.

 

FONTE: ICANN

 

ACOMPANHE NOSSA PUBLICAÇÃO EXPLICANDO AS ALTERAÇÕES QUE A ICANN IRÁ FAZER 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/atualizacao-chave-dns/