A Anatel divulgou dados que mostram a impressionante suba em contratações do serviço de banda larga fixa no estado do Amapá no período entre 2016 e 2017.

Os registros mostram que houve um crescimento de quase 50% de contratações do serviço, que subiu 20.012 novos clientes entre os meses de julho do ano passo até julho deste ano.

Com 48,18% cadastros de novos cliente, o Amapá foi disparado o estado brasileiro com maior média de contratações. Para comparação, a média nacional por estado, no mesmo período, é de 5,85% de crescimento. Além do Amapá, apenas o segundo estado com maior crescimento obteve destaque da média geral, o Rio Grande do Norte, que teve suba de 18,27% em contratações.

 

NUMEROS

Alguns estados brasileiros começam a passar por um processo de transformação e inclusão digital. O que observamos com o Amapá, não foi diferentes em outros estados que hoje estão consolidados na prestação do serviço. Nestas localidades os desafios estão em algumas melhorias ,como qualidade das conexões, maiores velocidades e redução de valores para operação e repasse ao cliente final.

Em julho de 2016 o Amapá estava com 41.538 contratações do serviço de banda larga fixa. Já em julho deste ano o número passou para 61.550, um crescimento de mais de 20 mil novos clientes em 12 meses. No Brasil, o crescimento geral nas contratações de julho a julho no ultimo ano foi de 1.542.100 novos serviços.

Em relação ao crescimento nacional, os Provedores Regionais são responsáveis por aproximadamente 37% deste crescimento em 12 meses, cerca de 989.440 novos contratos para o serviço de banda larga fixa.

 

 

NOTIFICAÇÕES

Embora esteja acontecendo uma significativa suba na contratação do serviço de banda larga fixa, o estado ainda é constantemente apontado em reclamações devido à oscilações na velocidade ofertada.

Qualificar o atendimento e o serviço são alguns dos próximos passos para as operadoras no Amapá. Somente em julho 6 empresas operadoras foram notificadas no estado.

As notificações foram emitidas pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), que em 2017 registrou 89 reclamações contra essas operadoras por cobranças indevidas, cancelamentos, serviços não fornecidos e descumprimento de prazo.

O momento é de crescimento na região e com isso investimentos cada vez mais robustos em infraestrutura de rede devem começar a acontecer no estado. Empresas devem se preparar para atender cada vez mais clientes com melhores condições de suporte, capacidade, disponibilidade de serviço, pacotes menos onerosos, entre outros tantos meios que ainda estão apresentando queixas por parte dos usuários.

Fonte: G1

 

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