Cidades Inteligentes podem ser destaque em Internet das Coisas

Enquete sobre Internet das Coisas foi realizada entre mais de 2000 pessoas cadastradas no primeiro evento virtual sobre IoT no Brasil organizado pela Teleco e TeleSemana entre fevereiro e março de 2017.

Os participantes puderam escolher uma das sete opções de resposta na pergunta abaixo:

Em qual desses segmentos existe um potencial de participação das service providers de Telecom?

unnamed (1)

Os resultados são bons indicativos de quais áreas as empresas e entidades do setor podem pensar soluções de conectividade via 4G e futuramente 5G, que serão fundamentais para a implementação de IoT.

Entre os participantes do evento estavam empresários de provedores de internet, consultorias, entidades públicas e analistas do setor de telecomunicações no Brasil. O cenário de pesquisa e debate sobre IoT faz parte de uma consciência mundial de que a internet está prestes a dar um dos passos mais importantes desde sua criação. O uso multidisciplinar e enriquecido de dados relacionados das “coisas” em nossas vidas.

O que são as “Coisas”?

Estas “coisas” podem ser eletrodomésticos, automóveis inteligentes, elementos de segurança, lâmpadas inteligentes, dispositivos médicos, ferramentas de serviços, dispositivos vestíveis e todo e qualquer outro elemento ou componente que estejam se conectando e sejam passíveis de interações neste cenário inovador. Há, essencialmente, três componentes que precisam ser combinados para termos uma aplicação de IoT: dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle.

17416233791_38172fa407_oMaior Indicativo da Enquete

Com 45,1% dos indicativos “Cidade Inteligente” se destaca quando foram consideradas as oportunidades de negócio para provedores de internet. Possivelmente este seja o setor mais abrangente e que irá atingir milhões de residências, instituições públicas e empresas privadas. Solucionar problemas como segurança, mobilidade urbana e saúde são algumas das principais necessidades para a sociedade, além de ser uma das bandeiras levantadas pela Frente Nacional de Prefeitos quando abordados pelo assunto.

Por Exemplo:
– Saúde:  Em hospitais e clinicas os pacientes poderão utilizar dispositivos conectados que medem batimentos cardíacos ou pressão sanguínea, por exemplo, e os dados coletados podem ser enviados em tempo real para o sistema que controla os exames;

– Mobilidade: usuários de transporte público através do smartphone ou em telas instaladas nos pontos mostrariam a localização de determinado ônibus. Os sensores também podem ajudar a empresa a descobrir que um veículo apresenta defeitos mecânicos, assim como saber como está o cumprimento de horários, o que indica a necessidade ou não de reforçar a frota;

Fonte: TeleSemana, Teleco, Energia Inteligente

Saiba Mais Sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento de IoT
https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/02/anatel-pretende-desenolver-iot-no-brasil/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/03/ericsson-quer-criar-um-polo-de-inovacao-em-iot-no-brasil/