IX Fórum – Encontro dos Sistemas Autônomos da Internet no Brasil que aconteceu em Santa Maria/RS, nesta sexta-feira (30/06), teve como destaque o lançamento do Ponto de Troca de Tráfego em Santa Maria (PTT-SM). A iniciativa direta para o Ponto veio de 30 Provedores de Internet que proveem acesso à rede em Santa Maria.

Provedores da região utilizam atualmente um PTT da Capital gaúcha Porto Alegre. Pelo fato do sinal percorrer um grande caminho entre os servidores, usuários levam mais tempo para realizar seus acessos. Com a inauguração do PTT-SM a velocidade de acesso irá crescer muito na cidade e região. Esta será a 28a localidade brasileira a abrigar um Internet Exchange (IX) ou PTT.

agregado_bps1-daily1 IX.br

“O PTT-SM é muito importante para o aumento da qualidade do conteúdo de Internet aos usuários e também agiliza e economiza recursos aos provedores. Este PTT vai impactar significativamente em várias regiões do Estado, não apenas na região Central”, comenta Foletto, vice-presidente da InternetSul.

O QUE SÃO PONTOS DE TROCA DE TRÁFEGO INTERNET? O QUE É O PTT SANTA MARIA?

Os PTTs funcionam como hubs em que provedores podem se conectar agilizando a troca de tráfego entre eles melhorando o tempo de conexão dos usuários. Tambem é através dos PTTs que muitos provedores tem acesso aos servidores do Facebook, Youtube e Netflix, por exemplo. Isto gera economia para os provedores locais pois utilizando o PTT necessitam comprar menos banda IP.

 

 “Um PTT traz a grande vantagem da redução na latência, que é o tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet. Além disso, contar com um PTT local permite reduzir custos para os provedores, já que o tráfego é resolvido de forma direta e localmente, e não mais por meio de redes de terceiros, o que se reflete em melhorias para o consumidor final”, explica Luciano Franz, presidente da InternetSul.

 

O IX Fórum (antigo PTT Fórum) acontece ImagemFonte-QwertyTelecomdesde 2007 e trata dos principais assuntos relacionados à infraestrutura da Internet no Brasil, especialmente sobre os Pontos de Troca de Tráfego Internet, ou Internet Exchanges. O evento tem apoio de entidades do setor como Abrint, InternetSul, RNP, NIC.br e CGI.br.

O PTT-SM ficará localizado na ÁVATO, empresa que possui um DataCenter com infraestrutura padrão de Nível III.

 

Há exatamente 1 semana o Brasil alcançou um Pico de 27 Pontos de Trocas de Tráfego em medição do NIC.br, ultrapassando 3 Terabits por segundo. Empreendimentos como destes Provedores de Santa Maria podem ser a solução para a descentralização de PTTs no país, além de elevar a qualidade de conteúdo para regiões no interior.

FONTE: IX Fórum, InternetSul