A Anatel divulgou na Sexta-Feira, dia 9, novidades para a Telefonia Móvel. O Novo Regulamento de Numeração traz normativas para as prestadoras de SMP, contemplando a nova tecnologia 5G, que está para chegar ao Brasil. Componentes e Elementos de Rede, Interfaces e Identificação de Acessos são algumas das modernizações nas regras que preparam as prestadoras para futuras inovações tecnológicas do setor.

A principal mudança ou a que mais chama a atenção do público, é a exigência para que as Operadoras Móveis assegurem a capacidade de informar pelo celular seus usuários visitantes sobre a área em que se localiza.  dica-iphone-com-mapa-salvo-off-line-face-host

Via Estação Móvel, os usuários podem ser informados se estão dentro ou fora de suas Áreas de Registro e, salvo em caso de inviabilidade técnica, em que a Área Geográfica definida pelo Código Nacional ela se encontra. Assim, será possível saber o momento e local onde o usuário está em Roaming , ou seja, quando a tarifa de serviços é mais cara.

O Brasil firmou recentemente um acordo com a União Europeia, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a China.

A parceria foi firmada por representantes do Projeto 5G Brasil – composto por 18 entidades representativas, empresas e centros de pesquisa brasileiros, com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).