Até o fim deste ano será implementado um novo sistema de alerta de riscos catástrofes naturais, como inundações, temporais, entre outros. Os usuários de telefones móveis irão receber um SMS de alerta caso haja ameaça de acontecer. Os dados serão fornecidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil.

A Anatel, em conjunto com a Defesa Civil, serão os responsáveis pela implementação do projeto. Além disso, contará com o apoio das empresas de telecomunicações. O projeto piloto será lançado inicialmente em 20 cidades do estado de Santa Catarina.

A partir do dia 1º de fevereiro desse ano, os usuários de telefonia móvel que moram nas cidades selecionadas irão receber uma mensagem para se cadastrarem no projeto. Também será realizada uma campanha de divulgação. O serviço será custeado pelas empresas de telecom, sem qualquer custo para o cidadão ou para o governo.

Os SMS começarão a ser enviados em caso de alertas de desastres naturais a partir de 7 de fevereiro. O projeto piloto terá duração de 120 dias. Após isso, será feita uma avaliação e, se necessário, a revisão do projeto. A previsão é que a partir de julho o serviço comece a ser disponibilizado para o resto do país.

Fonte: Anatel.gov.br

 

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