Agora não são apenas os computadores, smartphones e tablets que estão sujeitos a ataques virtuais. A sua geladeira, o seu relógio e sua câmera podem ser vítimas de um ataque de negação de serviço (DDoS – Distributed Denial of Service), que são solicitações simultâneas a um servidor, com o objetivo de deixá-lo indisponível.

A Internet das Coisas (IoT, “Internet of Things” na sigla em inglês) consiste em conectar os dispositivos eletrônicos que são utilizados no dia-a-dia à internet – eletrodomésticos em geral, por exemplo. Com a popularização desses dispositivos, os ataques DDoS tendem a ficar mais frequentes.

Os dispositivos IoT apresentam uma certa vulnerabilidade, o que faz crescer as violações. As fabricantes de câmeras, impressoras, geladeiras e demais aparelhos não têm o DNA de uma empresa de TI, não possuem foco em programação e segurança da informação, o que torna nesse momento os dispositivos suscetíveis aos DDoS.

Segundo Thiago Ayub, CTO da UPX Technologies, “Computadores dispõem de antivírus e outras ferramentas de segurança que podem alertar quando uma vulnerabilidade é explorada. E o próprio usuário pode suspeitar quando o computador não responde como usualmente. Mas é uma câmera IP, como perceber que ela está sendo utilizada para gerar um ataque silenciosamente se ela aparentemente continua cumprindo o papel de câmera? É esse tipo de risco digital quase imperceptível que os lares e empresas estão sujeitos.”

 

Veja Também:

MCTIC irá abrir consulta pública para discutir plano nacional de Internet das Coisas

Ataques DDoS que deixaram internet instável mostram como dispositivos IoT ainda são vulneráveis

Hacktivismo: quais os objetivos de quem adota essa prática?