A Rede Globo de Televisão lançou, no final do mês de outubro, um novo aplicativo gratuito – o Globo Play  – que transmite para Smartphones, Tablets, Computadores e Smart Tv´s toda a programação diária do canal e ainda conta com todo o histórico de programas para o espectador escolher o que quer assistir e em qual momento.

O objetivo é chegar aos mais de 80 milhões de brasileiros que estão conectados diariamente à internet e conquistar este mercado transformado pela tecnologia, que cresce a cada dia e que está fazendo despencar a audiência da tv aberta.

A TV paga, em particular, ficou mais popular do que se projetava há 15 anos atrás  – segundo dados do IBGE, ela já chega a 29,5% dos lares brasileiros e está presente também em classes de menor poder aquisitivo. Mas o impacto maior ficou mesmo por conta da internet, que mudou muito os hábitos do telespectador, tornando possível que ele assista a um conteúdo depois de ele ter ido ao ar e em outros dispositivos, como celulares e tablets.

Graças às variadas opções de plataformas de programação sob demanda no Brasil, que cobram preços mais baixos do que os de TV paga, como a Netflix, plataforma sob demanda que faz downloads para assistirmos a tudo o que queremos, na hora e do jeito que mais no satisfaz, é cada vez mais comum que os espectadores montem suas próprias grades e, quando envolvidos por alguma série, assistam a tudo de uma vez em maratona (ou “binge”, como é chamado o hábito nos EUA).

Outro fator que também tem sido fortemente apontado pelos consumidores é a diferença de gastos com a TV, hoje é mais vantajoso assinar uma internet mais rápida e o Netflix.