Um estudo publicado  pelo Instituto de Estudos Peruanos Aileen Agüero mostra que o valor pago para Internet Banda Larga no Brasil fica atrás apenas da Costa Rica que pratica os menores preços da região. O estudo considerou 1.391 planos de ofertas de 48 operadoras, em 20 países latino-americanos.

O estudo também mostra os avanços obtidos nestes países, como a redução de 16% em média, no preço da banda larga fixa em 2014 e cerca de 30% nos últimos quatro anos.

O Brasil aparece em 2º lugar, com o valor de 12,4 USD PPP (dólar/paridade de poder de compra), ficando atrás apenas da Costa Rica. Veja no quadro abaixo:

grafico-preco-mensal-do-plano-de-banda-larga-fixa-mais-barato

No indicador de acessibilidade, que mede o custo médio da banda larga em relação ao PIB per capita, o Brasil também aparece bem avaliado, ocupando a quarta posição, com 2,8%, bem abaixo da média da região, que é de 8,2%.

 Banda larga móvel

grafico-plano-pre-pago

No caso da banda larga móvel pré-paga, o Brasil lidera o ranking dos planos mais baratos, que tenham pelo menos 110 MB de download, com 0,6 USD PPP.

Na análise da banda larga móvel, o Instituto levou em conta um universo de 2.100 planos. Segundo o estudo, a oferta no segmento móvel é bastante ampla e se constitui uma alternativa chave para a conectividade da região.

Matéria extraída do site http://www.telesintese.com.br